Semana de Moda de Paris: Valentino, Chanel e Louis Vuitton

On 5 de outubro de 2011 by Antonio Pedro Guido

[nggallery id=96]

Ontem, dia 4, aconteceram dois desfiles de importantes maisons que integram o line-up da semana de moda: Chanel e Valentino.

A grife de Coco Chanel, comandada por Karl Lagerfeld, já havia dado a entender pelo convite do desfile, obra de Karl, que o universo marítimo serviria de inspiração para o Verão. Este mesmo universo servia como referência para Chanel em suas criações, especialmente a cidade de Deauville.

O cenário do desfile sempre encanta: desta vez, o estilista surpreendeu com os corais brancos e com a cantora Florence Welch, dentro de uma concha, cantando ao vivo. Na primeira fila, Uma Thurman, Alexa Chung, Rachel Zoe e Terry Richardson.

Com uma cartela de cores suave, composta por tons de azul e rosados, além do clássico P&B da marca, Karl apostou em uma leitura literal deste universo, através da bolsa-concha e em pérolas, tanto nos cabelos, como em botões e bordados.

Muitas peças tinham uma aparência plastificada, através de tecidos tecnologicos e tramas até então, não exploradas. O clássico tweed da marca também fez parte da cartela de tecidos, assim como as delicadas peças de organza e tule.

Karl apresentou um forte trabalho nas texturas, principalmente no efeito de escamas, em alusão aos peixes, nas peças. Os paetês bordados também representavam a água,  em tons de azul.

Outro bloco do desfile, apostava na moda praia, em biquinis e maiôs brancos, sempre acompanhados por capas de chuva transparentes.

Os metalizados apareceram principalmente nos acessórios, e também especificamente em uma saia longa prateada.

A dupla que comanda a Valentino, Chiuri e Piccioli, continua apostando em looks românticos, porém sem se deixar levar pelo ar careta de outras décadas. Para o Verão 2012, eles continuam apostando na fórmula, através de uma delicada coleção que explora bordados ingleses, rendas, transparências e vazados.

A cartela de cores confirma esta estética angelical, em suaves tons pastéis, sendo acesso pelo já conhecido vermelho do Valentino, e o branco e preto. Nas estampas, surgem os delicados florais, em vestidos com cintura marcada, dando um ar vintage na coleção.

Os vestidos apareceram em comprimentos longos e na altura do joelho, em tecidos delicados, como a organza e tule, e algumas versões apostam em volumes nos ombros. No bloco dos vestidos de festas, os metalizados também aparecem.

Embora rumores de sua transferência para a Dior, hoje aconteceu o desfile da Louis Vuitton, assinado por Marc Jacobs. No casting, Kate Moss deixa o seu estilo roqueiro de lado e aparece com ar mais delicado.

A coleção aponta essa atmosfera vintage e delicada como a principal tendência para o Verão, segundo Marc, especialmente em tecidos delicados e cartela de cores calma.

As flores são as principais apostas do estilista, em bordados ingleses e aplicações. Alguns vestidos, como o de Kate Moss, haviam plumas aplicadas. Os trenchs e jaquetas apareceram em versões de couro, com maxi botões e zíperes.

Marc Jacobs também apresentou um mix de padronagens, como os xadrezes. Assim como volumes na altura do quadril em alguns vestidos da coleção, que basicamente apostavam no comprimento na altura do joelho.

Assista o desfile da Chanel, realizado ontem no Grand Palais:

Por Antonio Pedro Guido

Comentários