O Cirurgião Plástico Doutor Cayo Costa e uma conversa franca sobre lipoaspiração

//O Cirurgião Plástico Doutor Cayo Costa e uma conversa franca sobre lipoaspiração

O Cirurgião Plástico Doutor Cayo Costa e uma conversa franca sobre lipoaspiração


Em minhas idas e vindas á Barra da Tijuca, o centro de desenvolvimento da nossa cidade, conheci o cirurgião plástico Doutor Cayo Costa. Fiquei bem impressionado com seu senso de responsabilidade e amor á profissão.  Com consultório no Centro Empresarial Le Monde, o Doutor Cayo Costa atende seus pacientes, na maioria mulheres , que o procuram para dar um repaginada e uma refrescada no visual e principalmente no corpo.

Conversamos sobre a lipoaspiração essa cirurgia que virou acima de tudo um benefício para o corpo e também para a mente.

Fotos Marcelo Faustini e internet

No que, exatamente, consiste a Lipoaspiração?

A Lipoaspiração consiste na retirada do excesso de tecido gorduroso localizado em determinadas regiões do corpo lipodistrofias. Essas lipodistrofias prejudicam a harmonia da silhueta corporal e, dificilmente são eliminadas através, apenas, de bons hábitos alimentares e atividades físicas que, obviamente, são sempre indicados. Varias regiões são passiveis de tratamento, mas as principais são os flancos parte posterior da cintura, abdome, coxas, braços e costas. O volume máximo de gordura retirado, deve estar entre 5 e 7% do peso corporal. Ou seja, uma pessoa saudável, de 60kg, pode retirar entre 3 e 4l de gordura, com segurança.

A areas marcadas para a cirurgia da lipoaspiração

A areas marcadas para a cirurgia da lipoaspiração

 

Qual a diferença para hidro-lipo e lipoescultura?

Quase semanalmente, atendo no consultório, pacientes que buscam pela tal hidro-lipo. Aquela que inventaram por aí, pequenininha, realizada em consultório, sob anestesia local e com direito, na maioria dos casos, à profissionais não capacitados. Só existe uma Lipoaspiração, que é reconhecida pela SBCP e foi idealizado por um cirurgião francês na década de 80. É um procedimento que deve, necessariamente, ser realizado por um Cirurgião Plástico, em ambiente hospitalar sob os cuidados de um anestesiologista.
A diferença conceitual para lipoescultura, é que nesta última, parte da gordura obtida é utilizada para melhorar a silhueta, principalmente aumentando volume da região glútea.
Outros nomes, como, hidro-lipo, lipo de verão, lipo light, são apenas adjetivos comerciais, sem qualquer reconhecimento pela comunidade científica e, portanto, não devem ser considerados.

Como é realizada a cirurgia?

 O procedimento é iniciado com algumas pequenas incisões entre 0,5 e 1,0 cm, localizadas, preferencialmente, em regiões discretas, de pouca visibilidade. Através delas, infiltra-se um bom volume de soro fisiológico nas áreas a serem tratadas, o que deixa a gordura mais macia, menos sangrativa, tornando o procedimento menos agressivo. Por isso, não temos mais aqueles grandes hematomas, que se observavam nos primeiros anos da técnica.

Lipoescultura ou a lipoaspiração

Lipoescultura ou a lipoaspiração

 

Posteriormente, é introduzida a cânula, que é um instrumento tubular fino 3 a 4 mm que tem orifícios nas extremidades. É através dela, que a gordura é removida e conduzida por uma mangueira até um coletor, recipiente a vácuo, que está acoplado a um aparelho lipoaspirador. Este coletor tem marcações, o que nos permite acompanhar o volume que está sendo obtido durante a cirurgia e, até mesmo, responder depois, ao paciente e aos acompanhantes, que sempre tem grande curiosidade, tirou quanto?

O trabalho é artesanal e egoísta, muito pessoal, difícil delegar, pois está muito atrelado ao conhecimento anatômico e a sensibilidade tátil do cirurgião. É nas mãos dele, que ocorre a percepção de onde deve modelar mais, onde deve começar uma curvatura.
O percurso da cânula ocorre no meio da camada adiposa, acima da musculatura e, portanto, não penetra a cavidade abdominal, não tem contato e consequentemente, não perfura órgãos.

Por que esse assunto lhe motiva tanto?

Há muitos anos, temos nos empenhado fervorosamente, em esclarecer sobre as verdades e mitos da Lipoaspiração. Para nós, que trabalhamos com seriedade, é extremamente agressivo, ouvir aquelas expressões clássicas, lipo não! Lipo mata! Perfura os órgãos. Com a falsa ideia de que a Lipoaspiração seja mais perigosa que outros procedimentos.
Há quase 20 anos, vivenciamos a intimidade desta técnica e, temos o impagável privilégio de compartilhar os benefícios físicos, psicológicos e sociais que a Lipoaspiração séria proporciona as pessoas. Por isso, não conseguimos nos omitir, diante desta injustiça gigante!

A lipoaspiração e a lipoescultura fazem o sonho virar realidade

A lipoaspiração e a lipoescultura fazem o sonho virar realidade

Mas, por que a maioria das complicações que temos notícia envolve a Lipoaspiração?

Entre alguns motivos, o principal deles, é que, a Lipoaspiração é um verdadeiro imã de curiosos. Por considerá-la um procedimento superficial, realizado com mínimas incisões, muitos profissionais de outras especialidades, que não são Cirurgiões Plásticos e, por tanto, não tem capacitação técnica para executá-la, se aventaram a operar. E, na maioria das vezes, em ambientes não hospitalares, sem a presença do anestesista e, claro, cobrando valores abaixo da média. É neste contexto sombrio, que ocorre, estatisticamente, a maioria esmagadora das complicações.

Como o Doutor resumiria os riscos dessa cirurgia?

É infinitamente mais seguro retirar 2 litros de gordura com o Cirurgião Plástico, dentro de um hospital adequado, na presença do anestesista e pagando os valores compatíveis, do que fazer “uma lipinho” de 200 ml no consultório, com outro profissional, sem o anestesista, pagando “baratinho”. Realizada sob as condições corretas e com seriedade, a Lipoaspiração tem os mesmos riscos muito baixos de qualquer outro procedimento na especialidade.

E os benefícios?

Todos. É indiscutível. Quem já foi submetido a uma Lipo bem feita, sabe do que estou falando.

O cirurgião plástico Doutor Cayo Costa o nome top da Barra da Tijuca

O cirurgião plástico Doutor Cayo Costa o nome top da Barra da Tijuca

 

Comentários