Faleceu Howard Hodgkin mestre da pintura abstrata contemporânea

//Faleceu Howard Hodgkin mestre da pintura abstrata contemporânea

Faleceu Howard Hodgkin mestre da pintura abstrata contemporânea


Faleceu ontem (09/03) aos 84 anos em Londres, um dos mestre da pintura contemporânea abstrata o pintor ingles Howard Hodgkin.  Um dos principais pintores ingleses em 1984 fez sózinho a Venice Bienalle representando a Inglaterra e ganhou o Turner Prize em 1985 e ganhou o título de Cavaleiro em 1992.  A grande exposição de seu trabalho foi montada em Tate Britain, Londres, em 2006. Também em 2006, The Independent declarou-o um dos 100 mais influentes gays na Grã-Bretanha, como seu trabalho tem ajudado muitas pessoas a expressar suas emoções para os outros.

Em setembro de 2010, Hodgkin e outros cinco artistas britânicos, John Hoyland, John Walker, Ian Stephenson, Patrick Caulfield e RB Kitaj, estavam em uma exposição intitulada The Independent Eye: Contemporary British Art da Coleção de Samuel e Gabrielle Lurie, Yale Centro de Arte Britânica.

Ao explorar a própria natureza da pintura tanto como linguagem culta e pura expressão, Hodgkin ignora as polaridades clássicas da abstração e da representação, passado e presente, tela e quadro. Assertivos gestos comprimidos, varrendo complexas texturas, uma paleta exuberante, eo intercâmbio dinâmico de luz e escuro são todos os traços de sua assinatura distintiva. Com seus gestos maximalistas e cores saturadas, suas pinturas mais intimamente dimensionadas parecem jóias, enquanto obras maiores são opulentas e teatrais.

Com quadros incorporados e suportes de madeira pintados, eles funcionam como objetos e imagens. Abraçando a espontaneidade ea franqueza em igual medida aos processos de reflexão e capitulação, pode levar um ano para Hodgkin se preparar para executar uma única pincelada. A qualidade aparentemente casual e urgente de suas pinturas desmente o fato de que a maioria deles tem sido trabalhada por dois ou três anos. Mais do que nunca, eles transmitem a relação entre mão, olho e memória que impulsiona seu processo, sua estrutura visual e sua temperatura emocional (Gagossian)

Fotos Internet

Howard Hodgkin

Howard Hodgkin

Howard Hodgkin

Howard Hodgkin

Howard Hodgkin

Howard Hodgkin

Howard Hodgkin Foto Marcella Leith

Comentários