Flavio Colker apresenta suas recentes fotos na exposição “Páginas Viradas” na Martha Pagy Escritório de Arte

On 15 de junho de 2017 by Ze Ronaldo

O fotógrafo Flavio Colker está apresentando seus recentes trabalhos na exposição “Páginas Viradas” na Martha Pagy Escritório de Arte até o 04 de agosto. A exposição é composta por 7 fotografias em que o artista explora a materialidade das páginas de livros. Relevos, texturas e dobras estão em evidência.

“Fotografei a leitura. O livro é um lugar que visito como se voltasse ao lugar da minha infância. As páginas são paisagens desse lugar.” Flavio Colker

A curadoria é André Sheik e segue um trecho do texto curatorial.

Imagens emergem das páginas de livros. Não são imagens mentais, construídas pela imaginação de um possível leitor; são imagens visuais, impregnadas no papel e, posteriormente, na retina do observador. Enquanto texto, são apenas fragmentos; na qualidade de fotografias, o são por inteiro.

Ao mesmo tempo que, vistas em conjunto, nos atraem, por vibrarem cores que sequer estão no papel, de perto, todas próximas em um único ambiente, causam certa repulsa, física até.

Não é possível apreender o significado dos livros retratados, embora as imagens não sejam retratos de livros (o retrato de um livro seria visual ou narrado?). Novamente, isso nos atrai, nos instiga, deixa-nos curiosos para descobrir os desfechos daquelas palavras, querer saber a que livro pertencem, ou mesmo suas traduções (para as que estão em língua estrangeira). Todavia não obtemos resposta. Desamparo.

Fotos Divulgação

A Interpretação dos Sonhos pelo Doutor Sigmund Freud, 2016 – Flavio Colker

Alice, 2017 – Flavio Colker

Do Amor Stendahl, 2016 – Flavio Colker

 

 

Comentários