O “Grande Leilão de Artes-Acervos e Coleções” apresenta a coleção de Maria Ignez e Alfredo Souto de Almeida nesta terça -feira (14/11)

On 12 de novembro de 2017 by Ze Ronaldo

É na próxima terça-feira (14/11) no Shopping dos Antiquários, em Copacabana o leilão “Grande Leilão de Arte-Acervos e Coleções”, organizado por Marta Burle e com o leiloeiro Felix Conrado.  A exposição das peças acontece ainda hoje (12/11) e amanhã (13/11) no local do leilão na Rua Siqueira Campos 143- s/l 71 e 72, em Copacabana e o leilão na terça é presencial e online, á partir da 19:30 horas. São mais 450 lotes e com destaque para a coleção de Maria Ignez e Alfredo Souto de Almeida, que foi fundador da Agência Focus.

lote 106 – Alfredo Volpi (Lucca Itália 1896 – São Paulo SP 1988), “Bandeirinhas”. Tapeçaria única e exclusiva, confeccionada, a partir de gravura de autoria do artista e propriedade de Alfredo Souto de Almeida, a pedido expresso e escrito e assinado a punho pelo artista, no verso da gravura.

O colecionador Alfredo Souto de Almeida era amigo pessoal e tinha uma estreita relação com os artistas contemporâneos de sua época. Principalmente, os integrantes do Grupo Frente, do qual faziam parte Ivan Serpa, Aloísio Carvão, Lygia Clark, Mercier, Lygia Pape, Bruno Giorgi que frequentavam os salões de Maria Ignez e Alfredo Souto de Almeida.

lote 129 – Joaquim Albuquerque Tenreiro (Melo Guarda, Portugal 1906 – Itapira SP 1992), “Fita”. Escultura em madeira pintada. Assinada e datada 1975. Múltiplo – 20/25. Necessita de pequeno restauro. Marcas do tempo. No estado. med 40 x 18,5 cm (Obra). Coleção Particular Inês e Alfredo Souto de Almeida – Rio de Janeiro/RJ

Publicitário e um dos pioneiros da televisão carioca, o colecionador estreou na televisão, na TV RIO, que ficava onde é hoje o Shopping Cassino Atlântico, com o programa Rio em Foco. O canal de televisão pertencia ao jornal Correio da Manhã, de propriedade da senhora e também colecionadora Niomar Muniz Sodré, na época presidente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM-RJ.

Os dois eram fãs da arte moderna e contemporânea e criaram o programa “Roteiro das Artes” e foi um dos mais importante programas sobre arte brasileira até hoje. Artes plásticas, cinema, teatro, literatura tudo que acontecia de importante na cultura carioca estava lá.


lote 095 – Ascânio Maria Martins Monteiro (Fão, Portugal, 1941), “Sem título”. Escultura de madeira pintada composta pela sobreposição de quatro Múltiplos, sendo 7/74; 1/75; 66/75 e 67/75. Assinadas “Ascânio MMM”. Marcas do tempo. No estado.125 x 46 x 32 cm.Coleção Particular Inês e Alfredo Souto de Almeida – Rio de Janeiro/RJ.

 

Serão leiloados e m noite única 162  lotes da coleção do casal Maria Ignez e Alfredo Souto de Almeida. Todas peças adquiridas com aquele toque especial de colecionador. Peças únicas e que revelam o bom gosto do colecionador e a qualidade da arte brasileira. Quase todas as obras apresentam uma dedicatória ou estão reproduzidas em catálogos dos artistas ou em livros. Peças que integram um panorama expressivo da arte brasileira.

Fotos Divulgação

 

Samico – Xilogravura

lote 036 – Mario Cravo Neto (Salvador BA 1947 – idem 2009), “Sem título”. Escultura em resina. Assinada e datada 1980. Marcas do tempo. pequenas faltas. No estado. med 14 x 11 x 16,5 cm (obra).Coleção Particular Maria Inez e Alfredo Souto de Almeida – Rio de Janeiro/RJ.

 

lote 034 – Mario Cravo Neto (Salvador BA 1947 – idem 2009),”Ode: Pescoço e cabeça de pato branco à frente dos olhos de um rosto negro. Uma mão o segura pelo bico”. Fotografia P&B. Assinada. Acompanha catálogo da exposição do artista com a obra reproduzida e dedicatória ” Ao amigo Alfredo amizade baiana de tantos anos. Bahia 93″. 40 x 40 cm (fotografia); 49 x 59 cm (paspatur assinado); 50 x 60 (moldura). Marcas do tempo. No Estado.Coleção Particular Maria Inez e Alfredo Souto de Almeida – Rio de Janeiro/RJ

 

Tapeçaria de Genaro de Carvalho

lote 020 – Genaro Antônio Dantas de Carvalho (Salvador BA 1926 – idem 1971),”Sem título”. Tapeçaria. Assinada. 131 x 89 cm. Marcas do tempo. No estado. Coleção Particular Maria Inez e Alfredo Souto de Almeida – Rio de Janeiro/RJ.

Comentários