Artur Fidalgo Galeria abre a expo “Memória” com Thereza Miranda e Bruno Big

On 8 de agosto de 2018 by Ze Ronaldo
 A Artur Fidalgo Galeria apresentou ontem (07/08)  a exposição “Memória”, dos artistas Thereza Miranda e Bruno Big, com gravuras de técnicas variadas, feitas a partir de fotografias, conhecidas como fotogravuras. Os artistas trabalham juntos, ensinando as técnicas de gravação e impressão na PUC-Rio há mais de uma década. Essa exposição celebra essa parceria e amizade, juntando trabalhos de ambos, com gravuras e pinturas.
Thereza Miranda, natural do Rio de Janeiro, gravadora e pintora. Ensinou gravura no MAM e atualmente dá aulas na PUC-Rio. Ganhadora do prêmio Marcantonio Vilaça em 2015. Pioneira da fotogravura em metal, é responsável pela introdução da técnica de fotogravura no Brasil. A técnica consiste em gravar uma imagem fotográfica na matriz de metal. Uma grande exposição retrospectiva no MAM celebrou seus 80 anos em 2007.
  A exposição “Memória”. Que consiste em 4 gravuras e uma fotogravura inédita da gravurista, em comemoração aos seus 90 anos; e 10 gravuras com técnicas variadas do Bruno.
  Bruno Big, nascido em 1980 no Rio de Janeiro, formado em comunicação visual e especializado em História da arte e arquitetura pela PUC-Rio. Tem seu trabalho reconhecido por sua intensa participação na cena de arte urbana carioca, participou de diversas exposições nacionais e internacionais e foi convidado para pintar painéis em diversos lugares do mundo como EUA, França e China. Criador de uma forte identidade, Bruno trabalha com diversas técnicas como pintura, graffiti e cerâmica. Uma de suas maiores paixões é o processo da gravura. Nessa exposição o artista vai apresentar 10 gravuras com técnicas variadas entre a gravura em metal, a xilogravura, a litogravura e a linogravura. Todas as imagens são feitas a partir de fotografias, trazendo retratos e paisagens, alguns momentos importantes para o artista.
 A exposição “Memória” celebra a gravura brasileira, mostrando trabalhos de dois artistas de distintas gerações, que trabalham e ensinam as técnicas de gravação e impressão, mantendo viva a tradição da gravura no Rio de Janeiro. Seus trabalhos estão carregados de lembranças, de locais, pessoas, as montanhas do Rio, sua arquitetura e sua natureza, memórias que ficaram gravados e se sintetizam impressas no papel.

 

Fotos Paulo Jabur

Thereza Miranda – Bruno Big

Thereza Miranda – Bruno Big

Thereza Miranda – Bruno Big

Thereza Miranda – Bruno Big

Zeca Guimarães e Thereza Miranda

Thereza Miranda e Ana Maria Machado

Ana Luiza e Eduardo Escorel

Ana Maria Machado e Ana Luiza Escorel

Alberto Venâncio Filho, Paulo Venâncio Filho e Eduardo Escorel

Thereza Miranda, Chicô Gouvêa e Cynthia Fidalgo

Bruna Sorrentino Barreto e Sônia Miranda

Geraldinho Carneiro, Ana Luiza e Eduardo Escorel

Dalal Achcar e Sônia Miranda

Bruno Big

Frederica Bastian Pinto e Cynthia Fidalgo

Bruno Big, Mary Ventura , Thereza Miranda e Zuenir Ventura

Rita Murtinho, Analu Prestes e Verônica Sabino

Léa Klabin, Thereza Miranda e Israel Klabin

Henrique Brandão e Eva Doris Rosental

Cynthia Fidalgo e João Maurício de Araújo Pinho Filho

Rachel Sabbagh e Ricardo Becker

Maria Luísa Mendonça e Thereza Miranda

Sílvia Gouvêa Chateaubriand, Luciana de Araújo Pinho, José Bechara, João Maurício de Araújo Pinho Filho

Artur Fidalgo e Fábio Szwarcwald

Carlos Zílio e Thereza Miranda

Walter Goldfarb e Mônica Barki

Kitty e Jonja Assis e Thereza Miranda

Thereza Miranda e Bruno Big

Cynthia e Artur Fidalgo, Thereza Miranda e Bruno Big

Comentários