Catedral Basílica e Primacial do Brasil é reaberta pelo Arcebispo de Salvador com a presença do Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão

//Catedral Basílica e Primacial do Brasil é reaberta pelo Arcebispo de Salvador com a presença do Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão

Salvador – A Catedral Basílica de Salvador e Primacial do Brasil, um dos esplendores da arte sacra e da cultura do país, após quatro anos de restauração está de volta para as celebrações católicas e visitas dos turistas. Localizada no Terreiro de Jesus, seio do Pelourinho, a antiga Capela do Colégio dos Jesuítas é uma das mais importantes testemunhas da história luso-brasileira e também da Companhia de Jesus.
A cerimônia de reabertura do templo na sexta-feira (14/09), foi conduzida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, acompanhado dos bispos-auxiliares e do Reitor da Basílica, Padre Lázaro Muniz. Estavam presentes o Ministro de Estado da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o Prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, a Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Kátia Bogéa. Para entoar louvores em momento tão solene, o Coral Ecumênico da Bahia, regido por Ângelo Rafael Fonseca, apresentou-se com 40 integrantes.
O Ministro Sérgio Sá Leitão, enfatizou que a preservação do patrimônio histórico-cultural deve ser uma política de Estado, que ultrapasse os limites de um governo. O Prefeito ACM Neto falou da alegria que sentia, especialmente pela forte ligação afetiva que tem com a Catedral, onde foi batizado.
Após a cerimônia, o Ministro da Cultura e a Presidente do IPHAN, foram levados por Dom Murilo para uma visita guiada por recantos que não são conhecidos do grande público.
Com a colaboração de Paulo de Tarso

Fotos Tarso Marketing

Catedral Basílica Coral Ecumênico da Bahia.

Dom Helio Pereira e Katia Bogea

Dom Murilo Krieger e Katia Bogea Presidente IPHAN.

Ministro Sergio Sá Leitão e o Prefeito ACM Neto

Ministro. Sergio Sá Leitão e Arcebispo Murilo Krieger
e Katia Bogea Presidente IPHAN

Catedral Basílica
Nossa Senhora da Fé

Padre Lazaro e Angelo Rafael Fonseca

Paulo de Tarso, Arcebispo D Murilo Krieger e Ministro Sá Leitão

Teto da Catedral Basílica

Comentários