Frida Baranek e Lia Siqueira assinam coleção para Arrivals Gate e lançam na Art Basel Miami e na Galeria Raquel Arnaud

On 22 de novembro de 2018 by Ze Ronaldo

A artista visual Frida Baranek e a arquiteta Lia Siqueira assinam um projeto junto com a Arrivals Gate, marca da carioca Adriana Lerner. As peças serão lançadas no dia 3 de dezembro em Miami, em paralelo à Art Basel Miami Beach e também estarão à venda online e na Galeria Raquel Arnaud, em São Paulo.

Com edição limitada, os trabalhos têm como suporte xales de puro cashmere feitos à mão em Kathmandu, pela Arrivals Gate, em uma parceria que ajuda a sustentar comunidades nepalesas, extremamente afetadas pelo terremoto de abril de 2015. A intervenção da dupla sobre o material são grafismos produzidos a partir da inserção de materiais e ocupações, posteriormente impressos através de silk-screen.

“Emprestar a identidade genética da nossa obra foi uma maneira de fazê-la mais acessível ao público. O objetivo é manter a identidade da obra intacta e transpor a sua valorização para o novo suporte. E este
processo de colaboração é muito rico, me interessa muito”, conta Frida Baranek.

A dupla se conheceu durante a faculdade de arquitetura. “Desde cedo tínhamos olhares complementares. A Frida quebrando paradigmas do rigor da função da arquitetura com elementos escultóricos e eu no exercício
pleno e namorando o design”, explica Lia Siqueira.

O resultado da colaboração são as obras “Wire Transfer I”, feito de arame de aço, e “Abstract Tape I” feito de fita de fibra de vidro. “Os traços e a composição são elementos que juntos ou separados se descolam dos planos. Tornam-se fluídos, moldam as curvas, evidenciam o sinuoso e dançam sobre os corpos em movimento”, completa a arquiteta.

Fotos Divulgação

Frida Baraneck e Lia Siqueira para Arrivals Gate

Frida Baraneck e Lia Siqueira para Arrivals Gate

Comentários