O arquiteto Jimmy Bastian Pinto e seu espetacular jardim em Secretário

On 25 de março de 2018 by Ze Ronaldo

Quer fazer uma programa de extrema beleza. Participar de uma aula prática de jardinagem com o arquiteto Jimmy Bastian Pinto é puro deleite. No município de Secretário, na serra fluminense, próximo a Itaipava, fica a chácara do arquiteto que mensalmente oferece um aula para os amantes da natureza. No sábado de Aleluia irá acontecer uma aula. Imperdível.

Assim ele descreve a chácara. “O lago da entrada, a cachoeira que construí de quase 10 metros de altura, alimentada por uma agua que brota com as chuvas do verão está cheia…a Cortadeira selloana lhe faz companhia e na seca, tem o efeito de representar a água, com seu suave movimento, como nos jardins japoneses usam-se pedras para representar os rios.

As Bromélias tem destaque no jardim: tanto nos canteiros ao sol como na sombra. Tem uma forma generosa, aberta para o céu, de vários tamanhos, cores de folhas, de flores, fácil manutenção e adaptação a diferentes tipo de solo.

As flores amarelas da Euryopes chrysanthemoides combinam muito bem com o azul arroxeado da Barleria cristata por serem cores complementares, enquanto as bromélias no meio acrescentam exuberância tropical.

Gosto de combina-las com outros tipos de planta como: Aloe, Agves, Kalanchoes, Phormium, Anthurium, etc. As Dálias continuam florindo no sol e se misturando com os Hibiscus, Plumbago, Curcumas.

Março foi o mês da floração dos Lilium candidum, coletados num terreno baldio em Petrópolis e florescem espontaneamente em alguns trechos da BR-040. Mussaendra philippica com seus cachos brancos fazem um lindo contraste com as pequenas flores amarelas do Resedá (Galphimia brasiliensis) e balanceiam as lanças do Phormium tenax vermelho.

Muito rara Worsleya rayneri, comumente chamada de rabo do galo por causa de suas folhas.  A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo exclusivamente no Estado do Rio de Janeiro, na parte central da Serra dos Órgãos, restrita a 16km2, onde minha propriedade está localizada e consta no Livro Vermelho das espécies ameaçadas de extinção do Brasil.

Fotos Divulgação

Flores do jardim de Jimmy Bastian Pinto

Flores do jardim de Jimmy Bastian Pinto

Flores do jardim de Jimmy Bastian Pinto

Flores do jardim de Jimmy Bastian Pinto

Flores do jardim de Jimmy Bastian Pinto

Flores do jardim de Jimmy Bastian Pinto

Flores do jardim de Jimmy Bastian Pinto

Curso de jardinagem

Comentários