SP–Arte 2018 abre sem surpresas com bom público e dá um sopro no mercado de arte

On 14 de abril de 2018 by Ze Ronaldo

São Paulo – A SP- Arte 2018 abriu na última quarta–feira (11/04) para convidados. Horários restritos para alguns VIP, colecionadores e especiais como é de praxe e mais tarde pessoas nem tão VIPS assim.  A SP-Arte para o mercado brasileiro possibilita o comprador a ter um recorte interessante do mercado secundário da arte e ainda aponta para novos artistas que estão despontando no mundo da arte contemporânea.

O comprador que vai a SP-Arte para gastar entre nada a 5 mil reais talvez saia desapontado. Vai ter que vasculhar muito para achar algo nesse valor. Talvez saia com um bom livro de arte e nada mais. O comprador que pode gastar entre 5 mil a 15 mil vai com certeza encontrar algo bacana como por exemplo, alguns trabalhos de Hilal Samir Hilal, Raquel Nava entre mais alguns poucos.

Mas, se você pode gastar entre 15 mil a 40 mil a oferta é maior, embora vocês caros mortais não sejam a menina dos olhos dos galeristas do segundo piso. No primeiro piso você ainda não é nada. Vai ficar buscando agulha no palheiro. Melhor compra ainda é no piso Solo. Mariana Weffort está lá na Galeria Cavalo te esperando e também tem um bom Xevi Solá na Inox. No segundo piso vão à Amparo 60, boas opções ainda com um preço razoável. Procure sempre ver as reservas técnicas. Sempre tem algo bom lá para um comprador do seu porte.

Agora se você quer gastar entre 40 mil a 100 mil reais são vocês que as galerias contemporâneas nacionais querem. Tem de um quase tudo. Eles te paparicam, claro menos a Luisa Strina essa para se levantar da cadeira precisa de um colecionador de alguns milhões. Mas, a paparicação é geral nesse nível. Você é linda, bonita e gostosa. Poderoso, seus filhos são lindos e tudo mais. Tem até amigo alugado para paparicar cliente rico. Normal, nos dias de hoje, o país ainda vivendo a crise e o mercado das artes tentando dar sinais de resistência.

Os nomes conhecidos do mercado contemporâneo brasileiro com seus egos inflados pela bolha das galerias estão ali junto com verdadeiros artistas de alma. A Gentil Carioca apresenta lindos trabalhos de Arjan Martins e Cabelo. Novos trabalhos de Daniel Lannes na Luciana Caravello Arte Contemporânea, Vânia Mignone na Casa Triângulo, José Patrício, lindo de botões na Nara Roesler e mais opções para vocês se fartarem.

Agora se seu asset está indo muito bem e você pode ir até 300 mil. Bom, aí você que deve conhecer arte e possuir alguns trabalhos e vai contabilizar o que falta na sua coleção. Vai vagar pelos corredores sempre em duvida do que comprar e um desespero vai dominar você. Os galeristas sabem que você pode comprar, mas não vão tentar influencia-lo. As garotas lindas da Nara Roesler vão tentar persuadi-lo com ofertas e um sorriso. – Ah, mas você não tem esse artista e faz falta na sua coleção, dizem elas. Você vai pedir opinião aos curadores de plantão. Eles vão ser um pouco evasivos e talvez você volte para casa de mãos vazias, ou siga seu instinto e vai lá à Galeria Bergamin e Gomide e fique namorando o Antoni Tapies ou o Nuno Ramos ou se joga e compra o José Damasceno na Milan, que por sinal é a galeria mais coesa da SP-Arte.

Agora se você faz parte daquele grupo “O Céu é o Limite”, temos Ai Weiwei, Kuzama, Gormley, Damien Hirst, Richard Serra, Olafur, Portinari, Bandeira, Ligia Pape, a bola da vez, lindos Leonilson, e a Galeria Almeida e Dale, que sempre está um passo á frente. Só de entrar e respirar já é um quase êxtase.  Boas compras meus queridos. Vale destacar a presença de Carlos Jereissati Filho que levou para o Iguatemi, uma obra da artista Patrícia Leite da Galeria Mendes Wood e a poderosa Cleusa Garfinkel que rodou e comprou em várias galerias e ainda doou para Pinacoteca São Paulo, um painel gigante do jovem artista Maxwell Alexandre da galeria A Gentil Carioca.

Fotos José Ronaldo Müller

Antoni Tapies

Arjan Martins

Burle Marx

Cabelo

Gisele Camargo

Hilal Sami Hilal

José Damasceno

Leonilson

Jose Patricio

Josef Albers

Frans Kracjberg

Yahoi Kuzama

Lucas Arruda

Luiz d´Orey

Nuno Ramos

Richard Serra

Stephan Balkenhol

Vania Mignone

Felipe Seixas

Sonia GomeL

 

 

Comentários