Vanderlei Lopes abre sua individual “Arena” na Galeria Athena

On 26 de novembro de 2018 by Ze Ronaldo

Nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, a Galeria Athena inaugura a exposição “Arena”, de Vanderlei Lopes, com cerca de 30 trabalhos inéditos, feitos em bronze, que ocuparão todo o espaço expositivo da galeria. Produzidas este ano, as obras da exposição se unem em torno da questão do tempo e da construção cultural. As obras são feitas a partir de moldes dos objetos originais, o que as torna muito próximas ao real, não parecendo, em um primeiro olhar, serem em bronze.

Em muitas delas, há a questão do movimento, como se o tempo tivesse sido congelado durante a ação.  Um grande tronco de árvore cortada, fundida em bronze, com cerca de 3,60m de diâmetro por 1,25m de altura, com uma arena vazia em seu topo, estará na sala menor da galeria, que mede 50. A arena foi construída a partir das linhas circuncêntricas da madeira, que podem ser vistas em um corte, através dos quais é possível calcular a idade da árvore.

No salão maior, que tem 140m² e pé direito de 6,5m, estarão cerca de 20 esculturas em bronze, simulando primeiras páginas de jornais, que estarão espalhadas pelo chão, com noticias relacionadas à construção cultural. Nesta mesma sala, estará a obra “Demiurgo”, uma sacola de bronze azul, que flutua no ar rente à parede, e “Insônia”, um travesseiro, também em bronze, cuja ponta é dobrada, dando a impressão de ser realmente um travesseiro de tecido maleável, com um redemoinho modelado em sua superfície. Na parede, há a fotografia de um tornado, em diálogo com a escultura

 

Fotos Divulgação

Vanderlei Lopes

Vanderlei Lopes

Vanderlei Lopes

Comentários