Walter Salles e Fernanda Montenegro na reestreia de “Central do Brasil” no Festival do Rio

On 5 de novembro de 2018 by Ze Ronaldo

Após 20 anos de sua estreia, o Festival do Rio exibiu uma cópia restaurada de ‘Central do Brasil’, filme dirigido por Walter Salles e protagonizado pelos atores Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira. A sessão aconteceu nesse fim de semana no Estação NET Botafogo 1, no Rio de Janeiro. “São 20 anos passados, e dolorosamente, aquela história ainda é esta história de hoje. Isso é o que quero falar com a relação que esse filme tem de contemporâneo ainda”, diz Fernanda Montenegro.

Na mesma noite, no palco do cinema, Walter Salles recebeu das mãos de Cacá Diegues e Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio, o Prêmio José Carlos Avellar por ‘Central do Brasil’ e agradeceu a Diegues pela inspiração: “Eu queria agradecer ao Cacá pelos filmes que fez, e acho que sem ‘Bye Bye Brasil’(1980), sem ‘Chuva de Verão’(1978), ‘Xica da Silva’(1976), eu não teria tido o desejo de fazer cinema, meu muitíssimo obrigado.”

‘Central do Brasil’ ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro, no Festival de Berlim faturou o Urso de Ouro (Melhor Filme) e o Urso de Prata (Melhor Atriz – Fernanda Montenegro), além de ter recebido as indicações do Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Atriz – Fernanda Montenegro.

Fotos divulgação/ Liège Monteiro Assessoria

: ZUENIR VENTURA E MERY VENTURA. FOTO: DAVI CAMPANA/R2FOTO.

Vinícius de Oliveira, Fernanda Montenegro e Othon Bastos FOTO: DAVI CAMPANA/R2FOTO.

Walter Carvalho, Marcos Bernstein, Stela Freitas, Walter Salles, Fernanda Montenegro, Zuenir Ventura, Othon Bastos e Cacá Diegues FOTO: DAVI CAMPANA/R2FOTO.

Walter Salles e Fernanda Montenegro FOTO: DAVI CAMPANA/R2FOTO.

CACA DIEGUES E MARIANA XIMENES. FOTO: DAVI CAMPANA/R2FOTO.

Comentários