A veste “Girassóis” da maison de haute couture Yves Saint Laurent vai a leilão na Christie´s em paris

//A veste “Girassóis” da maison de haute couture Yves Saint Laurent vai a leilão na Christie´s em paris

A veste “Girassóis” da maison de haute couture Yves Saint Laurent vai a leilão na Christie´s em paris


Yves Saint Laurent criou esta jaqueta ‘Girassóis’ em homenagem a Van Gogh como parte de sua coleção Primavera-Verão de 1988. A especialista Camille de Foresta explica por que é provável que seja muito contestada quando for leiloar em Paris, em 27 de novembro

De acordo com a especialista da  Christie, Camille de Foresta, esta jaqueta magnífica e intricadamente bordada, concebida por Yves Saint Laurent em 1988 e inspirada nas pinturas de Girassóis de Van Gogh, está entre as roupas de alta costura mais caras já feitas. A peça amarela e laranja brilhante, forrada com cetim e seda amarela, é feita de organza amarela, inteiramente bordada com contas de vidro, lantejoulas, fitas e pérolas. Os bordados são da maison de alta costura  Maison Lesage, uma das maiores casas de bordados do mundo, mais de 600 horas foram necessárias para costurar à mão a jaqueta. 

“Esta é uma das obras-primas de François Lesage“, diz de Foresta. “A habilidade das bordadeiras que trabalharam nessa jaqueta é incomparável no mundo da alta costura”.

A jaqueta, que é um dos quatro exemplos deste design, será oferecida juntamente com uma saia de seda verde pela primeira vez em leilão na Exceptional Sale, em 27 de novembro na Christie’s, em Paris. O preços estimadoe stá entre 80 e 120 mil euros.

A jaqueta ‘Girassóis’ foi criada como parte da coleção Primavera-Verão de 1988 de Yves Saint Laurent, que homenageou os mestres pintores que ele admirava, incluindo Matisse, Braque, Picasso e Van Gogh.

“Sempre fui fascinado pela pintura”, disse o estilista que, em 1966, prestou homenagem a Mondrian com seu icônico vestido Mondrian. “Então era natural que inspirasse minhas criações.” A jaqueta usada na passarela pela supermodelo Naomi Campbell agora reside no Museu Yves Saint Laurent, em Paris. Foi combinada com a mesma saia verde que a mostrada acima.

Foto Divulgação

Yves Saint Laurent – veste Girassóis – Primavera 1988

Comentários