Lançamento do livro “Não me lembro bem,” de Ivan Grilo

//Lançamento do livro “Não me lembro bem,” de Ivan Grilo

Lançamento do livro “Não me lembro bem,” de Ivan Grilo


Com 150 exemplares, numerados e assinados, o livro-obra “Não me lembro bem,” (Familia Editions), do artista plástico Ivan Grilo será lançado no dia 10 de abril de 2019, na Escola de artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage), no Rio de Janeiro, após ter sido lançado também em São Paulo, na SP-arte. Com design de Maria do Lago, a bem-cuidada edição pretende traduzir visualmente a poética da criação de Ivan Grilo. O evento terá a participação do Dj Nado Leal, que criará um ambiente musical. No evento, a editora apresentará seus quatro livros até hoje publicados dos artistas AVAF (AVAF, 2018); Demian Jacob (Devaneios, 2018); Dalton Paula (Anotações Visuais, 2019); e Ivan Grilo (Não me lembro bem,,2019). A editora e os artistas estarão presentes no evento.

O livro é uma peça inédita e singular, criada através de um formato editorial onde a comunhão de materiais, as técnicas e a narrativa visual foram desenvolvidas em colaboração entre o artista e a editora. O diálogo surgiu da intenção de interpretar em papel as cartas representadas nas placas de bronze de Ivan Grilo, combinadas com a imagética da simbologia da história do Brasil “esquecida”, “escondida”. A sequência de páginas, alternando textos desenvolvidos pelo artista e imagens de seu acervo pessoal, flui em harmonia através do contraste dos diferentes materiais escolhidos. O texto é impresso em baixo relevo em papel de algodão artesanal de alta gramatura e as fotos, em papel transparente, produzido com fibra de bananeira, encadernadas em dobra francesa, criam o efeito de imagens “escondidas”. Com apoio da Luciana Caravello Arte Contemporânea, galeria que há sete anos representa o artista, os livros são produzidos artesanalmente no Brasil, impressos manualmente em letterpress, sobre dois tipos de papéis artesanais, fabricados por encomenda e são encadernados à mão, com capa mole em tecido e costura japonesa.

SOBRE O ARTISTA

Ivan Grilo (Itatiba, 1986. Vive e trabalha em Itatiba, São Paulo) é graduado em artes visuais pela PUC-Campinas (2007). Tem como núcleo central de pesquisa a relevância de arquivos históricos e orais, juntamente com as diferentes possibilidades de leitura sobre um mesmo fato. Tomando como ponto de partida a fotografia principalmente como forma de documentação e registro de tempo, o artista busca dissecar os papéis representativos, políticos, narrativos, conceituais e estéticos da imagem, às vezes questionando ou mesmo reescrevendo de outro ângulo o material original, sutilmente embaçando a memória e a ação do tempo.

Fotos: Camila Uchôa

Ivan Grilo

Maria Lago, Rosana Paulino, Ivan Grilo, Demian Jacob e João Sanchez

Antonio Correa do Lago, Helena Correa do Lago e Luiz Correa do Lago

Guilherme Junqueira e Laura Souto e Demian Jacob

Demian Jacob, João Sanchez, Maria Lago, Liana Nigri e Antonio Bokel

Comentários