Luta de pescadores de Trindade ganha documentário de Leonardo A.Gelio com estreia na Cinemateca do MAM

//Luta de pescadores de Trindade ganha documentário de Leonardo A.Gelio com estreia na Cinemateca do MAM

Luta de pescadores de Trindade ganha documentário de Leonardo A.Gelio com estreia na Cinemateca do MAM


Cinemateca do MAM apresenta no próximo dia 29 de agosto de 2019, a partir das 18h, com entrada gratuita, a estreia do documentário “Dos antigos aos filhos do amanhã”, de Leonardo A. Gelio, fotógrafo interessado em questões socioambientais.

O filme aborda a luta pela manutenção da cultura caiçara na comunidade da vila de Trindade, em Paraty, no Rio de Janeiro, acompanhando a construção da tradicional canoa, um saber passado de geração em geração, que corre risco de extinção. O evento irá celebrar esta cultura tradicional integrada ao meio ambiente, com a presença dos protagonistas do filme e abrangerá várias atrações, com música, pintura em telas feita na hora sobre as cinco espécies de árvores mais adequadas para a construção da canoa caiçara, mostra de fotografia e comidas veganas.

Leonardo A. Gelio

A estrutura e montagem do evento serão feitas de modo sustentável. Após a exibição do filme será realizado um debate com participação do diretor e de Robson Possidônio, pescador, aprendiz de canoeiro do Seu Vitor, presidente da Associação de Moradores Originários da Trindade (AMOT) e membro do Fórum de Comunidades Tradicionais; Hernani Heffner, conservador-chefe da Cinemateca do MAM Rio; Nina Braga, socióloga e psicóloga com pós-graduação em Antropologia Social pela UFRJ e diretora do Instituto E; e mediação de Sergio Mota, doutor em Letras e professor de Comunicação Social na PUC Rio

Fotos divulgação

Hernani Heffner

Auditorio Cinemateca do MAM

Nina Braga

 

Comentários