MAM Rio apresenta a “Força Precisão Leveza – aço e criação artística” com presença de curadores internacionais

//MAM Rio apresenta a “Força Precisão Leveza – aço e criação artística” com presença de curadores internacionais

MAM Rio apresenta a “Força Precisão Leveza – aço e criação artística” com presença de curadores internacionais


MAM Rio apresenta a partir de 9 de novembro de 2019 a exposição “Força Precisão Leveza – aço e criação artística”, que destaca o uso do aço como material na produção de três grandes artistas, de diferentes gerações: Amilcar de Castro (1920-2002), Franz Weissmann (1911-2005) e Waltercio Caldas (1946).

Com curadoria de Franklin Espath Pedroso, as cerca de 30 esculturas reunidas pertencem aos acervos do Instituto Amilcar de Castro, Instituto Franz Weissmann, de Waltercio Caldas, da Pinakotheke Cultural, entre outras coleções privadas, do próprio Museu e Coleção Gilberto Chateaubriand / MAM Rio. As cerca de 30 obras importantes na produção dos três artistas ocuparão uma área de 1.800 metros quadrados no segundo andar do Museu.

A exposição busca propor ao público uma reflexão sobre o uso do aço nas obras desses artistas, seus diferentes processos e abordagens, e de que maneira eles desenvolveram em seu processo inventivo questões como leveza, equilíbrio, geometria e matemática.

Duas presenças poderosas são aguardadas para a abertura da exposição no MAM-RJ, a argentina Adriana Rosenberg diretora da Fundacion PROA de Buenos Aires e Aimé Iglesias Lukin, a nova diretora e curadora de Artes Vuais da American Society, very chic.

Fotos Divulgação

Amilcar de Castro_Sem título_1964_ferro_Crédito Romulo Fialdini e Valentino Fialdini

Amílcar de Castro_. Sem título_1956_2000_aço corten Crédito Vicente de Mello

Franz Weissmann_“Flor tropical”, 1980_Crédito Wilton Montenegro

Franz Weissmann_“Torre” (“Coluna neoconcreta I”, 1957) Foto Wilton Montenegro

Waltercio Caldas_Brancusi_2014_Crédito Romulo Fialdini

Exposição Mar de Exemplos de Waltercio Caldas para o Projeto Vão no Sesc Belenzinho. São Paulo, 27/08/2014. Foto de Roger H. Sassaki

Comentários