Portas Vilaseca Galeria inaugura individual de Deborah Engel nesta terça-feira

//Portas Vilaseca Galeria inaugura individual de Deborah Engel nesta terça-feira

Portas Vilaseca Galeria inaugura individual de Deborah Engel nesta terça-feira


Portas Vilaseca Galeria apresenta a primeira individual de sua artista representada Deborah Engel. A mostra, que inaugura nesta terça-feira, dia 06/08 e fica aberta até 31/08,  chama-se “Mergulho” e ocupará o primeiro e o terceiro andares da nova sede da galeria no bairro de Botafogo. Com curadoria assinada pela artista a exposição também conta com ensaio crítico de Daniela Labra, crítica e curadora radicada em Berlim. 

 No primeiro andar a artista convida o espectador a perceber seis de seus relevos fotográficos, os quais retratam além de duas piscinas francesas, fachadas de edifícios nas cidades de São Paulo e Miami, sem deixar de mencionar o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o Bar dos Descasados, da mesma cidade.  

A artista propõe em sua pesquisa uma reinvenção da contemplação, tomando como interesse questões ligadas à fotografia expandida, à experimentação da perspectiva e do enquadramento, e ao cinetismo. Assim, lida com a arte fotográfica, produzindo volumes que vistos frontalmente não deixam de ser percebidos com um plano, mas que ao serem acionados pelo olhar causam a experiência, tão poética, quanto instintiva, da apreensão do real, por meio da visão de uma fotografia.  

Já no terceiro andar, construiu a instalação site-specific, intitulada: “X, Y, Z” (2019). Como assinala a artista: “O título da exposição ‘Mergulho’ traz a ideia de um convite ao público para que se vivencie uma experiência sensorial para além da fotografia, ligada à espacialidade tridimensional por meio da imersão – o que é reforçado por esta instalação, cujo nome advém dos eixos cartesianos.” Vale mencionar que esta sala também reserva uma homenagem ao físico Albert Einstein, com a colagem: “O problema do Espaço, do Éter e do Campo Físico” (2016).

 Oportunamente no mesmo dia da abertura, a Feira de Arte Internacional do Rio de Janeiro – ArtRio, promoverá o seu programa Circuito Integrado de Galerias de Arte – CIGA, que tem como objetivo estimular a visitação a espaços de arte na cidade. 
 


Portas Vilaseca Galeria
Rua Dona Mariana, 137, casa 2, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ

Fotos divulgação

Ballet Espacial

Bem Casado

Mergulho nº 3


 

Comentários