Verão no modo viking na Islândia.

//Verão no modo viking na Islândia.

Verão no modo viking na Islândia.


Verão no modo Viking!

Sol da meia noite, praias de areias negras, gêiseres e fontes termais mostram uma outra face da Islândia, segundo maior conjunto de ilhas na Europa

A Islândia é rapidamente associada aos Vikings e as grossas camadas de gelo que jazem sob todo o seu território durante o rigoroso inverno. Mas o que poucos sabem é que o país é um destino de extremos e que há atrativos simplesmente fantásticos, especialmente no verão.

Horizonte de reykjavic num dia de verão ensolarado, Islândia

Cravada no alto do mapa-mundi e cercada pelo Oceano Atlântico, a Islândia segue o calendário nórdico antigo, do qual não consta meia estação, como a primavera ou o outono. Por lá há apenas verão e inverno –  8 ou 80. E se durante o inverno os turistas buscam incansavelmente o show de luzes da Aurora Boreal, que é possível ver na própria capital Reykjavik, quando a temperatura sobe e a neve derrete, entre os meses de junho e agosto, o país se abre novamente para lugares e atrações que até então eram inacessíveis ou proibidos. Isso sem mencionar o sol da meia noite, um fenômeno sem igual que só pode ser apreciado no verão.

Com as estradas desbloqueadas do gelo e maior tempo de luz natural – já que o sol praticamente não se põe, uma boa sugestão de roteiro, proposta da Interpoint Viagens & Turismo, inclui pontos de interesses em diversas regiões da Islândia. Na capital, Reykjavik, a agência oferece programas que envolvem desde tours de barco para observação de baleias, à visitas a museus, igrejas e catedrais, como de Hallgrimskirkja, situada no alto de uma colina e com torres de aproximadamente 75 metros. Ali, o destaque fica por conta da vista para a cidade, que é simplesmente magnifica.

Catedral de Hallgrimskirkja, em Reykjavik, Islândia

Fora da capital, a Interpoint propõe um tour privado pelo Círculo Dourado, que é o roteiro turístico mais famoso do país. Este, com guia em português. Entre as atrações visitadas está o Thingvellir National Park, patrimônio Mundial da UNESCO e local de grande interesse histórico na cultura Viking. Ali eram realizadas grandes reuniões e decisões importantes para as tribos nativas da época. Esses encontros, aliás, eram chamados de Althingi, que significa parlamento. Estima-se que o primeiro tenha ocorrido em 930. Afora isso, estão previstas paradas para contemplação de gêiseres, como o Geysir Strokkur, que jorra água a uma altura de 40 metros.

Thingvellir National Park, patrimônio Mundial da UNESCO

primeiro parlamento do mundo Geysir Strokkur

No caminho para Selfoss, outra cidade no pacote da agência, a Cachoeira de Gullfoss, a mais famosa de todo o país, também vale a visita. Com uma queda d’água de 32 metros, as águas que decaem sob o canyon de duas etapas provem do segundo maior glacial do país, a geleira de Langjokull. Na Costa Sul de Selfoss, há ainda a cachoeira de Seljalandsfoss, oriunda da geleira/vulcão Eyjafjallajökull e a praia de areias negras de Reynisfjara.

Cachoeira de Seljalandsfoss, oriunda da geleira/vulcão Eyjafjallajökull.

Cachoeira de Gullfoss

Vale destacar também a Peninsula de Borgafjordur e o incrível passeio pelo interior do segundo maior glacial da Europa, na Ice Cave. Resultado de muito estudo e empenho dos melhores engenheiros e do renomado geofísico e candidato presidencial, Ari Trausti Guðmundsson, a atração leva os visitantes para dentro da calota de gelo e expõe o magnífico “gelo azul”, que está enterrado profundamente abaixo da superfície.

Ice Cave, em Borgafjordur

Grindavik, última cidade do roteiro elaborado pela Interpoint, abriga atrativos pra lá de interessantes, como o vulcão adormecido de Thrihnukagigur, onde é possível descer pela chaminé do vulcão e admirar seu interior. Após a aventura, a agência propõe ainda uma visita a iconica Lagoa Azul, em Reykjanesskagi, bem pertinho da capital. Lá é possível tomar banho nas famosas fontes termais da Islândia e se despedir da terra de gelo da melhor forma possível, relaxando nas águas azuis e quentes nesta que é reconhecida como uma das maravilhas do mundo. 

Blue Lagoon, a icônica Lagoa Azul islandesa, em Reykjanesskagi

Serviço: Pacotes a partir de € 9.395 por pessoa em apto duplo.

Para mais informações sobre programas, destinos e reservas:
Interpoint Viagens e Turismo
Tel: +55 11 3087-9400
www.interpoint.com.br 

Comentários