‘Um amor instintivo pela beleza e um bom gosto inato’: a evolução de Jayne Wrightsman como colecionador. ‘A moda na história da arte hoje’, observou o historiador e crítico francês Pierre Rosenberg, ‘é o estudo de mestres e pintores, patronos e mecenato, coleções e colecionadores. Mas quem dá atenção suficiente ao seu gosto? É claro que existe um gosto Rothschild. Há também um gosto de Wrightsman. ‘

 Assim começa o quase tutorial que a casa de leilões Christie´s fez para apresentar a coleção que será leiloada no próximo 14 de outubro em Nova York.  “The Private Collection of Jayne Wrightsman

Jayne Wrightsman (1919-2019) foi uma conhecedora e colecionadora das artes e desempenhou um papel central na revitalização do campo das artes decorativas francesas nos Estados Unidos da América. A Sra. Wrightsman e seu marido, Charles B. Wrightsman (1895-1986) construíram uma coleção excepcional de móveis e obras de arte e serviram como curadores do Metropolitan Museum of Art, oferecendo presentes transformadores para o museu e estabelecendo as Galerias Wrightsman para Artes Decorativas Francesas.

Culta, elegante e generosa, Jayne Wrightsman personificava estilo e conteúdo. Uma autodidata brilhante, ela se tornou uma especialista em artes decorativas francesas do século 18, pinturas europeias e manuscritos, livros e encadernações francesas do século 18.

Em outubro de 2020, a Christie’s oferecerá The Private Collection of Jayne Wrightsman em leilões ao vivo e online durante a Classic Week em Nova York. Os leilões incluirão pinturas e esculturas dos Antigos Mestres, móveis e cerâmicas europeias, cerâmicas e obras de arte chinesas, prata e tapetes e outros itens. A Sra. Wrightsman morava com esses itens em sua elegante casa na Quinta Avenida, 820, em Nova York, e os colocou à venda em benefício de causas filantrópicas.

‘Desde a revitalização do estudo das artes decorativas francesas até a oferta de obras-primas ao seu querido Metropolitan Museum of Art, Jayne Wrightsman se destaca como uma das figuras mais importantes na história moderna do colecionismo’, diz Bonnie Brennan, vice-presidente da Christie’s.

Em seus 99 anos, o gosto requintado de Jayne Wrightsman influenciou tanto as obras que ela doou a museus quantas aquelas que ocuparam suas casas cuidadosamente selecionadas. John Walker (1906-1995), o ex-diretor da National Gallery of Art em Washington, descreveu a coleção de móveis, tapetes, porcelanas e objetos de arte de Wrightsmans como sendo “insuperável deste lado do Atlântico”.

Jayne Wrightsman e um dos seus pássaros de porcelana Meissen

Walker conheceu Charles e Jayne Wrightsman em Veneza em 1951, e ficou impressionado com o “dom extraordinário da Sra. Wrightsman para atrair as pessoas”. Ela era charmosa, curiosa e engajada, questionando longamente o respeitado curador sobre o mundo dos especialistas e colecionadores.

Jayne Wrightsman, Walker explicou, “tinha um amor instintivo pela beleza e um bom gosto inato”. Ela também era extremamente perspicaz, reconhecendo desde o início que, como os interesses comerciais de seu marido – ele era o presidente da Standard Oil – ocupariam cada vez menos seu tempo e energia, ele precisaria de um novo interesse. A arte, ela decidiu, era a que eles se dedicariam – aprender sobre isso, ver e colecionar.

O casal se casou em 1944 e, três anos depois, Charles comprou Blythedunes, uma propriedade de 28 quartos à beira-mar em Palm Beach, como presente de aniversário para sua esposa. Projetada pelo arquiteto Maurice Fatio, a propriedade apresentava interiores elegantes, todos brancos, da decoradora Syrie Maugham. ‘Era muito, muito bonito’, ela lembrou da propriedade lendária, que tinha jardins criados por outro ícone do estilo da sociedade, Mona Bismarck Williams.

A Sra. Wrightsman fez questão de deixar sua própria marca na casa, no entanto, e convocou Stéphane Boudin da Maison Jansen para colaborar no redesenho. Boudin incentivou seu cliente a considerar o refinamento, a habilidade e a qualidade da mobília e das artes decorativas francesas do século XVIII. E então, disse Jayne, ‘comecei meio que Maria Antonieta a engordar’.

Foi uma mudança controversa, pois a moda dos interiores franceses do século 18 ainda estava uma década no futuro. No entanto, em poucos anos, a Sra. Wrightsman e Boudin transformaram Blythedunes no que Walker descreveu como um “triunfo americano” do gosto cortês francês.

A primeira grande compra de arte decorativa francesa dos Wrightsmans no início dos anos 1950 foi um enorme tapete Savonnerie, encomendado por Luís XIV. Ele enfeitou a sala de estar em Blythedunes, que, com seu exótico papel de parede chinês, cadeiras rococó e agrupamentos de porcelana Meissen – extraídos da primeira incursão de Jayne Wrightsman na coleção – logo foi saudada como um dos interiores mais elegantes da América.

“Na coleção, a preocupação de Jayne sempre foi com o alto estilo”, diz Philippe de Montebello, que foi diretor do Metropolitan Museum of Art de 1977 a 2008 e se tornou um amigo próximo. ‘Nenhum objeto está excluído deste padrão, não importa o quão utilitarista, e pode ser verdadeiramente dito que as obras de arte com as quais ela se cercou são parte integrante do tecido daquele ambiente, e ouso dizer, uma extensão de sua persona. Afinal, a insistência de Jayne, sempre, em adquirir absolutamente o melhor em cada categoria … não é fruto de capricho ou fantasia; isso vem de dentro da pessoa. ‘

Sempre foi a intenção de Jayne Wrightsman não apenas colecionar e aprender sobre belas-artes, mas viver plenamente com elas, e em poucos anos, as antiguidades inglesas foram substituídas por belos agrupamentos de bergères e fauteuils dourados do século XVIII, cortinas de seda ricamente coloridas, mesas de pacote dourado, finos armários franceses e objetos reais. Quando, na narrativa de Jayne, Blythedunes “começou a encher” na década de 1950, os Wrightsmans decidiram comprar um repositório ideal de Nova York para sua coleção particular em expansão: o magnífico apartamento da Baronesa Renée de Becker em Manhattan na 820 Fifth Avenue.

Charles e Jayne Wrightsman

A Baronesa era a bisneta do Barão James de Rothschild e uma figura influente na introdução do mobiliário francês da época na sociedade americana. Seu apartamento palaciano, que foi transformado no que a historiadora Emily Evans Eerdmans chamou de “um templo do refinamento francês do século 18”, causou uma impressão duradoura em Jayne.

Charles B. Wrightsman, entretanto, havia desenvolvido uma paixão por porcelanas sob a orientação do juiz Irwin Untermyer, um colecionador líder na área. Reconhecendo que os curadores e diretores de museus poderiam ser encorajados a oferecer conselhos se pudessem ser persuadidos de que suas instituições poderiam um dia se beneficiar com as aquisições, Wrightsman procurou ativamente os principais especialistas para ajudá-lo a construir sua coleção.

Pierre Verlet, o conservador des arts decoratifs do Louvre em Paris, e Sir Francis Watson, o diretor da Wallace Collection em Londres e Pesquisador das Obras de Arte da Rainha, foram duas figuras estimadas que aconselharam o casal nas aquisições e expandiram a de Jayne conhecimento.

Com o tempo, a Sra. Wrightsman se tornaria uma autoridade por direito próprio. Francis Watson relembrou uma vez que mostrou a ela mais de 200 ilustrações de um livro em que estava trabalhando. Para seu espanto, ela sabia o nome do ébéniste responsável por fazer peças individuais e, escreveu John Walker, “na maioria dos casos, o atual proprietário, a venda em que foi comprado e o preço pago”.

Sua notável experiência desenvolvida em vários outros campos também. “Embora as artes aplicadas da Europa Central não fossem uma área ou interesse principal para Jayne, suspeito que ela as patrocinou em grande parte para fornecer um cenário digno para seus grandes pássaros e felinos de porcelana Meissen”, diz de Montebello. O mesmo pode ser dito de sua imersão na escultura e na pintura europeia, que se aprofundou sob a orientação de Walker, do aclamado historiador da arte Bernard Berenson, entre outros.

O escritor  e jornalista Hamish Bowles visitou pela primeira vez o lendário apartamento do Wrightsman na Quinta Avenida em 2001. Em um tributo ao colecionador publicado na Vogue em abril de 2019, ele explicou que estava conduzindo uma pesquisa para Jacqueline Kennedy: The White House Years, Selections from the John F. Biblioteca Kennedy, sua exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova York.

Jayne Wrightsman e Jackie Kennedy Onassis

-Para minha grande alegria,  Bowles relembrou. A Sra. Wrightsman me deu um tour pelo apartamento, e fiquei surpreso com cada coisa requintada nele – não menos pelo constrangimento dos desenhos de Ingres em sua sala de estar e quarto privados (recentemente refeitos pelo decorador François Catroux), que eram apoiados em consoles e contra espelhos. Décadas antes, a Vogue comentou sobre o grande número de grandes obras em ‘uma casa que não é um museu’, acrescentando que a grande residência tinha ‘vida, perfume, beleza, as flores, a essência do mundo de Watteau e Fragonard ‘.

“Ela era a anfitriã consumada, bem como uma criadora de estilos e mentora mais bem vestida” Hamish Bowles

Jayne Wrightsman

Jayne Wrightsman teve um longo relacionamento com a revista. Tudo começou quando ela foi fotografada pela primeira vez por Cecil Beaton em 1946, e continuou por meio de sessões regulares para os maiores fotógrafos de moda e retratos da época, incluindo Horst P. Horst e Annie Liebovitz. A primeira imagem de Jayne da Vogue – publicada um ano após a primeira sessão de Beaton – foi filmada em Palm Beach, onde os Wrightsmans haviam recentemente adquirido Blythedunes. O artigo observou que Jayne “viaja constantemente neste país e na Europa durante parte do ano. Mas o inverno a encontra em Palm Beach, onde sua grande casa é sempre decorada com gente e festas “.

Na mansão de Palm Beach, a água salgada da piscina do casal era trocada duas vezes ao dia e permanentemente aquecida a 90 graus – algo apreciado por seu vizinho John F. Kennedy, que sofria de dores nas costas.

Em Nova York, os Wrightsmans mudaram-se de um apartamento no Pierre Hotel para o suntuoso apartamento na 820 Fifth Avenue, adquirindo grande parte de seu conteúdo no processo. Boudin foi novamente contratado para ajudar a definir o cenário, com a Vogue comentando como o cotidiano existia confortavelmente ao lado do magnífico e do histórico. Uma das pessoas de quem Jayne se inspirou foi Thelma Chrysler Foy, “outra aficionada do gosto francês do século 18”.

Após a aposentadoria de Boudin, a Sra. Wrightsman contratou os serviços do designer francês Henri Samuel, da empresa Alavoine. Em Palm Beach, o parquet de Versailles original foi colocado sob os pés e painéis do século 18 foram instalados nos quartos. Mais tarde, Bowles explica, o designer de interiores francês Vincent Fourcade adicionou uma camada “quase orientalista” de esplendor ao esquema com móveis indianos, pufes, tecidos de estofamento paisley e um tapete persa do século 17. Samuel foi um dos principais intérpretes de le gout Rothschild – uma influência duradoura na Sra. Wrightsman, e ajudou no arranjo original das Galerias Wrightsman no The Met no final dos anos 1960. Os 18 quartos foram preenchidos com móveis franceses do século 18, relógios, lâmpadas, espelhos e painéis de parede que em alguns casos enfeitaram as casas de Luís XV e Luís XVI.

De acordo com de Montebello, o que distingue essas salas de todas as outras do museu são os objetos dentro delas, pois não só são ‘absolutamente da mais alta qualidade, mas também têm o pedigree mais elevado’. Ele cita uma mesa Carlin feita para a czarina Maria Feodorovna em Pavlovsk e um ‘suntuoso gabinete de laca vermelha’ feito para Luís XV para Versalhes como dois de muitos exemplos. ‘O único termo que você nunca poderia usar para descrever essas salas é“ representativo ”, acrescenta de Montebello. “Em outras palavras, típico do tipo, ao invés do melhor do tipo.”

Após a morte de Charles B. Wrightsman em 1986, a Sra. Wrightsman entrou na terceira e última fase de coleta de sua vida, adquirindo muitos dos objetos que serão oferecidos em leilão em outubro. Charles Cator, vice-presidente da Christie’s, descreve sua primeira visita ao 820 Fifth Avenue em 1993 como “um momento que nunca esquecerei”. Ver “tudo o que foi criado naqueles quartos lindamente suaves e elegantes, nos quais obras de arte e móveis notáveis ​​combinados com charme sem esforço, deixaram uma impressão duradoura em mim”, diz ele.

De acordo com Bowles, que foi capaz de admirar a atualização do decorador Renzo Mongiardino sobre o esquema original de Boudin no apartamento de Nova York, ‘a diversão de Jayne era lendária, suas listas de convidados misturavam belezas da sociedade com acadêmicos, curadores jovens e velhos e, na maioria das vezes, a arrojada herdeira de uma histórica casa de campo inglesa (ela tinha um fraco por títulos ingleses e contava com a falecida Debo, duquesa viúva de Devonshire, a mais jovem das lendárias irmãs Mitford, entre suas amigas íntimas).

“Na sala de jantar, Jayne colocou em um cavalete um quadro de 1810 de Louis-Léopold Boilly retratando o grande e o bom da corte de Napoleão – incluindo o próprio artista – admirando a revelação da pintura épica de Davi da coroação de seu imperador. Ela era a anfitriã consumada, bem como uma criadora de estilos e mentora mais bem vestida.

Jayne Wrightsman

 

Odalisca de Ingres

A pintura em miniatura de Jayne Wrightsman por Ingres é uma versão da Grande Odalisca (1814), a obra-prima celebrada do artista no Louvre. Amplamente publicada e exibida, a Wrightsman Odalisque foi feita em 1829 como um presente para Jean-Pierre-François Gilibert, um advogado de Montauban que era o amigo de infância mais antigo e próximo de Ingres. A pintura permaneceu com os descendentes de Gilibert até a Sra. Wrightsman adquiri-la em 2002.

 

Odalisca de Ingres

 

Odalisca de Ingres

 

Vaso navette de Louis XVI

A evolução de Jayne Wrightsman como colecionadora e conhecedora levou à aquisição, no início da década de 1980, de um grupo de vasos de pórfiro de tirar o fôlego para seu apartamento na Quinta Avenida. Nomeado em homenagem à palavra grega para “púrpura”, e extraído apenas em Mons Porphyrius, no Egito, o pórfiro há muito tempo é valorizado por sua raridade, cor, dureza e associação talismânica com autoridade e grandeza.

A cor roxa há muito tempo simboliza o poder imperial, com os romanos fazendo uso pesado da pedra exótica em sua arquitetura e bustos de retratos. Também foi avidamente procurado por figuras importantes como os Medicis, Luís XIV e os cardeais Richelieu e Mazarin.

O gosto pelo pórfiro se fortaleceu nos períodos Luís XV e Luís XVI, quando o Duque d’Aumont, um notável conhecedor-colecionador, estabeleceu uma oficina para cortar e polir o pórfiro no Hôtel des Menus-Plaisirs sob a direção do arquiteto François-Joseph Bélanger e o lapidário italiano Augustin Bocciardi.

Um retrato de corpo inteiro de Carlos IX da França, de François Clouet Este impressionante retrato de corpo inteiro de Carlos IX (1550-1574), rei da França, é uma obra rara de um dos grandes retratistas da Renascença francesa, François Clouet (cerca de 1515-1572). Um antigo retrato de corpo inteiro de Carlos IX por Clouet no Museu Kunsthistoriches de Viena, retrata o rei como um adolescente com cerca de 16 anos; o retrato de Wrightsman quase certamente data de 1572, o ano da morte de Clouet, quando o jovem rei tinha 22 anos.

A amizade entre a Sra. Wrightsman e Jacqueline Kennedy floresceu quando as duas se tornaram vizinhas em Palm Beach na década de 1950. O calor e a profundidade de sua amizade são revelados na inscrição escrita à mão dentro deste medalhão esmaltado guilhoché: “Para o querido Jayne – Na Páscoa de 1963 – com memórias de tantas caçadas de ovos felizes – Com o amor de John, Caroline, Jackie”.

 

Dourado e Azul um guiloche de esmalte no formato de ovo

 

O escritório de Jayne Wrightsman em Palm Beach