Ana Cristina Villaça é um dos grandes nomes do turismo nacional. Há mais de 30 anos no mercado seu nome é sinônimo de good adviser e dona da Formula Turismo, uma das agencias mais competentes no estado.  Ana Cristina representa hotéis cinco estrelas, resorts de luxo e consegue o que muitos no mundo em termos de turismo, não conseguem, apenas sonham.

Pergunta uma cidade no mundo, Ana Cristina tem os melhores contatos e serviços. Suas dicas são fundamentais e fazem a diferença em uma viagem a dois, de amigos e de uma família inteira. Somos amigos há muitos anos e a perguntei a ela sobre o que fazer após pandemia e algumas mudanças que ocorreram nesse que parece ser o melhor dos mundos, o das viagens.

1) Como está o ambiente dentro do mundo do turismo? 

Incerto. Nosso setor foi drasticamente atingido. Eh uma grande cadeia com eles interligados

2) O turismo internacional vai ter que se reinventar?

Acredito que sim, pois em um primeiro momento o turismo domestico devera ser o mais procurado, pela proximidade das casas, voos curtos ou ate mesmo locomoções de carro

3) A OMS vai interferir nas questões das viagens para outros países?

Não sabemos ainda, mas acredito que novos protocolos sejam criados, de higienização de aeronaves, checagem de temperatura, vacinas, ate mesmo exames .

4) O turismo nacional é ainda é um mundo a ser explorado?

Falando de Brasil, acredito que sim. Já vinhamos em um movimento de crescimento, qualidade em termos das propriedades, no treinamento que costuma ser um desafio, sobretudo em algumas regiões do Brasil. Temos um pais enorme com muitas possibilidades.

5) Sobre os hotéis de luxo como estão hoje? Há previsões de quando a pandemia permitir ele funcionarem com promoções?

Os hotéis estão fechados. Quando de suas reaberturas, acredito que após equalizarem seus grandes desafios, como reestruturação de suas equipes, novos protocolos etc, as promoções sim devem ser um dos fortes apelos

6) O que as grandes cadeias de hotéis estão recomendando aos seus agentes?

Com relação  a reserva existentes, estão bem flexíveis, fornecendo credito para o futuro, então a recomendação é adiar a viagem, a experiencia.

E estão investindo bastante em treinamentos e capacitação dos Agentes de Viagens, com muitos webinars e investem estreitando cada vez mais as conexões, o relacionamento

7) E os navios de cruzeiros com o final do confinamento eles também irão sofrer mudança?

Neste momento eles estão trabalhando em novos protocolos a serem seguidos a bordo

Na realidade houve uma certa “ injustiça” em relação aos cruzeiros marítimos, porque como o controle deles é mais rígido e foi possível detectar mais rápido e fácil

8) A tendência é cada vez um turismo exclusivo?

Acredito que sim. Esta sempre foi mais nossa linha de trabalho, acredito também em uma nova maneira de viajar. Então Villas, barcos privativos, hotéis boutique talvez venham a ficar mais em alta

9) Dentro da sua cartela de viagens há sempre os grandes eventos esportivos e de turismo familiar? Como você vê esse segmento no futuro?

Sobre os grandes eventos, não sabemos ainda como isto se dará, hoje podemos dizer que não seria nada recomendável e confortável alguém estar em um estádio assistindo um grande torneio, seja do que for, super bowl, tênis…

Viagens em família acredito que voltará bem sim.

10) Quando começar o final do isolamento claro que muitos consumidores vão pensar em viagens o que você vê qual será maior procura?

Acredito que para locais com menos aglomerações, landscapes, vilarejos, interior, natureza, hotéis fazenda, villas, montanhas.

11) Como a China é o primeiro país a sair lentamente da pandemia . Eles são um modelo a ser seguido?

Mesmo em um mundo globalizado, eles tem um cultura muito própria e recursos que muitos países não tem

Bons exemplos e bons procedimentos sempre são modelos a serem seguidos, mas não sei se seria o caso neste momento…