A feira de arte contemporânea Arco Madrid abriu hoje (26/03) para convidados e inclui em seu catálogo este ano uma obra sobre o ditador Francisco Franco com o slogan “Não foi tão ruim quanto dizem”, uma bandeira chilena com o grafite “O estuprador é você” ou uma criação do tirano Fidel Castro

O evento de arte mais importante da Espanha e um dos mais importantes da Europa retorna sem medo do coronavírus e de suas controvérsias habituais. Nesta quarta-feira, as primeiras câmeras entraram nos pavilhões de Ifema que hoje em dia os proprietários das galerias ocupam e já existem várias obras que monopolizam a atenção entre ela o quadro “Jacqueline” de Pablo Picasso. 

Jacqueline de Pablo Picasso

A obra de arte que recebeu mais flashes é do artista finlandês Riiko Sakinen e o protagonista é Franco. Esta é uma peça que ‘Franco não foi tão ruim quanto dizem’ da galeria Forsblom e custa 15.000 euros. Como explicam, o objetivo que estabelecem é abrir o debate e “criar notícias falsas”. Esse criador leu referências sobre o ditador na Internet para montar seu trabalho.
«Ele construiu 280 pântanos, criou a Previdência Social, iniciou o sistema de pensões, implementou férias remuneradas, projetou casas de proteção oficial, ordenou educação gratuita e universal, deu assistência a famílias numerosas, deficientes e desempregados. A Espanha industrializada, lançou o crescimento econômico, formou a Endesa, a Iberia, a Seat e a Telefónica, projetou o estado de bem-estar social, criou a ONCE, entrou na Espanha na ONU e na UE », ressalta esse artista estrangeiro.

“Não foi tão ruim quanto dizem”

Na outra metade do retrato, ele expõe como zombaria: «Ele inventou touradas, flamenco, paella, carajillo, cubalibre e calimocho. Inaugurada a televisão espanhola, Pasapalabra, quem quer ser milionário?, Big Brother, Save Me, Survivors e Operação Triunfo. Ele fez parte de Los Payasos de la Tele e Los Lunnis »
Por seu lado, o diretor da Arco, Maribel López, disse após abrir a feira que esse trabalho
“Não é controverso”, mas é “um gesto criativo e irônico”. «Tudo está nos olhos de quem vê e nesta edição o que há é um trabalho muito bom.
 Os trabalhos precisam atrair atenção por sua qualidade ”, afirmou.

Reyes