Logo após as 12:30 da tarde no sábado, quando os nova-iorquinos confinados se espalharam pela esplanada de Battery Park City – a maioria em grupos de dois ou três, cada um a uma distância segura -, um pequeno avião passou pela Estátua da Liberdade e foi visto pelo rio Hudson. Havia um banner atrás dele, que dizia: “Eles vão me matar”. Essas foram as últimas palavras de George Floyd, um negro que foi morto sob custódia do Departamento de Polícia de Minneapolis em 25 de maio e cuja morte provocou manifestações em todo o país.

Bandeiras semelhantes, cada uma com mais palavras finais de Floyd, apareceram atrás de aviões acima de um punhado de cidades nos Estados Unidos: A frase “Por Favor Não Posso Respirar” pode ser vista circulando no centro de Detroit enquanto “Meu Estômago Dói” apareceu no céu. Miami; a frase “My Neck Hurts”, voando sobre um protesto pacífico em Dallas, tornou as notícias locais como “Everything Hurts”, visto mais tarde em fotos publicadas nas mídias sociais, destacando-se contra o céu cinzento de Los Angeles.

Jammie Holmes – Oak Images

A demonstração aérea foi obra de Jammie Holmes, uma artista emergente de Dallas. “Achei que era uma maneira melhor de passar a mensagem” do que agir no terreno, ele disse em uma entrevista por telefone, mencionando que os banners de avião são usados ​​principalmente na área em que ele mora para fazer propaganda de torneios de golfe. “Ou você verá algo como ‘Você quer se casar comigo?’ É sempre controlado pelos ricos.”

Depois de assistir a algumas das imagens do agora ex-policial Derek Chauvin ajoelhado no pescoço de Floyd enquanto ele implorava por sua vida e finalmente ficou sem resposta, Holmes se aproximou da Library Street Collective, uma galeria em Detroit que começou a representá-lo em abril, para apoiar a idéia. financeiramente. Tudo aconteceu em 48 horas. Em uma declaração publicada em seu site, o artista descreveu o projeto como “um ato de consciência social e protesto”.