O arquiteto Jimmy Bastian Pinto sempre me impressionou. Sua casa, sua persona e muito do seu bom gosto. Fora conexões familiares que atestam o bom gosto eu e ele sempre nos entendemos. As carrancas dos barcos hindus, o Himalaia, a cidade de Nova York, os tecidos dos recantos mais inusitados do mundo. Sempre algo de muita personalidade. Até que comecei a ouvir relatos dos sitio, cottage house maravilhosa, e dos impressionantes jardins. 

Jardins imperiosos do vilarejo de Secretário,  próximo a Itaipava e a cidade imperial de Petrópolis.  Fotos e postagens  e visitas guiadas mensais e com direito a aulas de jardinagem para os locais e vistantes. Muitos voluntários se alistam para passar esse dia repleto de harmonia desse encontros a natureza com intervenção desse artista arquiteto/paisagista e jardineiro. 

 

Jardim de Jimmy Bastian Pinto em Secretário – RJ
Jardim de Jimmy Bastian Pinto em Secretário – RJ
Jardim de Jimmy Bastian Pinto em Secretário – RJ

 O que veio primeiro seu desejo de plantar ou o desenho de jardins?

Sim me sinto totalmente conectado com a natureza: é um maravilhoso exercício para aprender a viver, principalmente estando cercado pela beleza das flores. A natureza proporciona um sentimento de plenitude e felicidade. Jardinagem e Paisagismo; são uma lição de vida, procuro me aprimorar todo o dia com essas coisas simples que aprendo.

Obrigam-nos a pensar do Tempo: época de plantar, época de crescer, época de florir, dar frutos e colher, época de repouso, o ciclo da vida, as estações do ano. Obrigam-nos a pensar no Espaço em nos mesmos: qual é a base, o solo

Obrigam-nos a pensar na Luz: aonde nasce aonde se põe. Obrigam-nos a pensar no Futuro e a Trabalhar: época da poda, da adubação, de semear. Um jardim é um ser vivo: precisa de água, comida e amor. Se você acha que vai ter um belo jardim plantando e deixando Mãe Natureza cuidar não gaste seu tempo e dinheiro. Jardinagem é cuidar e amar. Viagens para mim agora é visitar Jardins Botânicos famosos, Grandes Jardins ou plantas na Natureza, outra maneira de apreciar o mundo, embora não esqueça os museus.

Jardim de Jimmy Bastian Pinto em Secretário – RJ

 Você hoje se sente mais um jardineiro ou um paisagista?

Me sinto um arquiteto/paisagista que entende de jardinagem e do incrível mundo da natureza.

Adubos são necessários para tudo e o que pode reaproveitar para utilizar em um jardim?

No jardim tenho uma Compoteira: galhos, folhas, flores velhas, grama, restos de frutas e legumes são todas juntadas num local para fazer matéria orgânica, tão boa quanto estrume. Primeiro são passadas num triturador de resíduos orgânicos para apressar esse processo colocando em pedaços menores.

É utilizada de duas maneiras: colocada diretamente em cima dos canteiros para evitar o crescimento de ervas daninhas, manter o solo fresco evitando a evaporação, enriquecimento do solo e evitar que fique aparecendo.

Outra parte vai p fazer Humus a ser utilizado na plantação e estou sempre plantando ou renovando canteiros. Faço uso também de adubos para estimular crescimento de folhas depois de uma poda ou a floração na época adequada: são os complementos alimentares e vitaminas que nós tomamos.

A casa do arquiteto Jimmy Bastian Pinto em Secretátio – RJ

Você desenharia um jardim para um espaço publico?

Sim desenharia um espaço público, principalmente por minha formação de arquiteto. O Central Park em Nova Iorque tem 6 jardineiros e grande parte do trabalho é feito por jardineiros voluntários: foi incrível ver 15 pessoas plantando um dos jardins mais importantes do parque, assim como a HighLine e outros parque lá.

Acho que em relação aos nossos espaços públicos, principalmente as praças que estão tão abandonados, poderia ser feito um trabalho conjunto de moradores e escolas vizinhas p fazer a jardinagem, horta, paisagismo. Eles entrariam com a mão de obra e a Prefeitura com insumos. Lojistas e prestadores de serviço seriam bem vindos. Estou trabalhando num projeto desses para a praça de Secretario. Seria ótimo coordenar um projeto desses. Jardinagem é Saúde.

Jardim de Jimmy Bastian Pinto em Secretário – RJ

Como foi a criação do seu jardim em Secretario você tem muitas plantas e flores nativas?

 Quando comprei a propriedade não tinha uma flor: nem Maria sem Vergonha. Infelizmente pouco sobrou de vegetação primaria na minha região, tudo teve de ser começado do zero. O solo é pobre, muito acido um barro duro onde às raízes não penetram que tem de ser constantemente melhorado. Foi área de antiga plantação de café e onde o melhor da mata foi retirado há muito tempo. Alem disso queimadas cíclicas deixaram propagar alguns capins invasores que são um constante transtorno. As pedreiras tem plantas magníficas, mas que não podem ser retiradas.

Jardim de Jimmy Bastian Pinto em Secretário – RJ

Arvores e frutíferas te atraem? Você tem frutíferas em Secretario?

As arvores são as rainhas de um jardim. São importantíssimas no paisagismo estruturando e dando ritmo ao projeto. Suas cores e formas direcionam a escolhas de outras menores.  Foi um prazer ir descobrindo as existentes e ajudando no seu crescimento: Jequitibás, Ipês roxo e amarelos, Paineiras na beira do rio que pela diferença de nível a copa florida fica na altura da casa, as Quaresmas roxas perto das quais plantei as rosas, os Fedegosos com aqueles cachos amarelo ouro, etc.

Quanto as frutíferas tinham abacateiros que atraem muitos pássaros e os cachorros adoram. Uma das minhas primeiras providencia foi plantar uma jabuticabeira.

A minha horta esta misturada com as flores: dálias e quiabo, cenouras com Cosmo, mostarda com Petúnias, etc. Alias tenho experimentado muitas coisas novas deliciosas: as folhas novas da Capucine que alem das lindas flores podem ser comidas e são conhecidas como Agrião dos Andes, a Costela de Adão ou Monstera deliciosa cuja fruta era a preferida da Princesa Isabel e é bem gostosa e perfumada, estou com muito interesse pelas PANCS Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Jardim de Jimmy Bastian Pinto em Secretário – RJ

Você se sente conectado com a natureza? 

Totalmente. Acho que o meu jardim é talvez o único jardins particular do Brasil aberto a visitação para ajudar a Associação Amigos da Matas que faz a complementação educacional das crianças da região. Jardim para mim tem de ter flores e muitas o ano todo e de todas as cores. Um jardim sem flores é como uma pessoa linda sem senso de humor. Quero muitas flores no meu jardim e com 10 tipos de plantas fáceis você pode ter flores o ano todo no jardim. É uma das coisas que sempre mostro nas visitas é isso: o ciclo de floração do jardim. Adoro o jardim com mistura de plantas e cores, sem tanta formalidade, em que as plantas vão achando o seu espaço e se auto semeando. Um jardim que parece que não foi feito, onde as plantas crescem com espontaneidade e se integram com a paisagem.

Gosto também de canteiros com pelo menos 3 planos: com plantas de pequeno, médio e arbustivas se sucedendo. Para cuidar disso já é necessário um bom jardineiro.

Jardim de Jimmy Bastian Pinto em Secretário – RJ

 Você sente algo especial pelas flores no manuseio delas e você tem flores em Secretario durante o ano todo? 

Uma das coisas deliciosas em um projeto é escolher a paleta de cores para as diferentes estações: o jardim que é em tons de amarelo/vermelho na primavera/verão e será em tons de rosa e roxo no outono/inverno. Meu jardim  tem duas plantas xodós que fazem uma festa de cores: as Dálias e os Hemerocallis. São incríveis as cores e os tamanhos das flores posso dizer que tenho uma boa coleção.

As Dálias foram esquecidas e estão voltando à moda no mundo todo. Algumas flores chegam a 25cm e os cultivares tem cores incríveis. Estou começando uma de Heliconias que dão aquele toque tropical no jardim e acrescentam verticalidade. Uma pena que praticamente não tenham cursos de jardinagem no interior para formar mão de obra local. Me sigam no face ou no instagram  @jimmybastianpinto para virem visitar o jardim.  

Jimmy Bastian Pinto