Nesta quinta, dia 24, começa a Latitude Art Fair, a primeira feira autoral do Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, projeto que é uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento, estruturado pela plataforma Artsy, terá participação de mais de 50 galerias nacionais que vão exibir os mais diversificados tipos de trabalhos artísticos, gratuitamente e online para o público adorador da arte contemporânea.

Cada galeria levará ao evento obras de inúmeros artistas nacionais, como a Casa Triângulo, que terá em seu estande trabalhos de Assume Vivid Astro Focus (AVAF), Eduardo Berliner, Mariana Palma, Rodolpho Parigi, Sandra Cinto,Thiago Rocha Pitta, Tony Camargo, Valdirlei Dias Nunes e Vânia Mignone.

Vania Mignone – casa Triângulo – Foto Felipe Berndt

A feira coloca em pauta também temas de extrema importância em nossa sociedade no estande da Kogan Amaro. Através da arte, a galeria levanta assuntos como preconceito sofridos por crianças negras, por transexuais, os efeitos da ditadura do padrão de beleza imposto pela sociedade e faz uma reflexão das determinações de gênero. Os artistas que a galeria levará para a feira são Carlos Melo, Elle de Bernardini, Gabriel Botta, Ge Viana, Katia Salvani, Luisa Almeida, Mirela Cabral, Nazareth Pacheco, Samuel de Saboia e Tangerina Bruno.

Galeria Anita Schwartz – Rodrigo Braga

O público poderá também acompanhar como foi a viagem de lua de mel de um dos casais mais icônicos da música registrados pelas lentes do brasileiro Luiz Garrido. A galeria Carcara traz em seu espaço expositivo na Latitude Art Fair a série ‘Yoko Ono & John Lennon ‘Honeymoon for peace’’.

E tem homenagens também na Latitude Art Fair, como a para mulheres revolucionárias ao redor mundo, representada pela obra ‘Deize Tigrona’, exposta no espaço da A Gentil Carioca, que é a ilustração de uma das percursoras do funk brasileiro e faz parte da série ‘Mátria Livre’, de Marcela Cantuária e também apresenta uma seleção especial de trabalhos dos artistas Aleta Valente, Arjan Martins, Cabelo, Jarbas Lopes, João Modé, José Bento, Laura Lima, Maria Laet, Maria Nepomuceno em parceria com Antonio Bernardo, Maxwell Alexandre, OPAVIVARÁ!, Renata Lucas, Rodrigo Torres e Vivian Caccuri, que trazem suas mais recentes produções.

A Gentil Carioca – Marcela Cantuária – Deize Tigrona
Renata Lucas – A Gentil Carioca

Durante o evento vão acontecer também ações especiais como lives com artistas nas redes sociais e visitas guiadas aos ateliês. Veja AQUI a programação das galerias paralela à feira. Serão 4 dias (de 24 a 27 de setembro) dedicados a contemplar a arte contemporânea nacional, um setor que, mesmo em tempos difíceis como os que estamos vivendo, não deixou de se reinventar e trabalha constantemente para levar cada vez mais a arte e cultura brasileira pelo país e mundo a fora. Acesse o Instagram oficial do Latitude ( @latitude_brasil ) e fique ligado em todas as novidades da Latitude Art Fair.

Galeria Aura – Guerreiro do Amor Divino
Desali – Galeria Athena
Tatiana Grimberg – Galeria Cavalo
Mano Penalva – Central Galeria
Ale Jordão – Choque Cultural
Andrey Zignnatto – Galeria Janaina Torres
Elle Bernadini – Galeria Karla Osório
Alexandre Canonico – Galeria Marila Razuk
Antonio Bokel – Mathias Brotas
David Almeida – Multiplo
Carlos Vergara – Pinakotheke Cultural