A Gentil Carioca tem o prazer de anunciar que Maxwell Alexandre é um dos “Artistas do Ano 2020” pelo Deutsche Bank ao lado de Conny Maier (Alemanha) e Zhang Xu Zhan (Taiwan).

Para Victoria Noorthhoom, diretora do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires: “os três artistas são absolutamente independentes e únicos, mas refletem sobre questões globais elementares: comunidade, espiritualidade e nosso relacionamento com a natureza. É pela criatividade que a humanidade pode ter voz e imaginar um caminho de liberdade e igualdade de direitos”.

Além de Noorthoorn, a escolha dos artistas foi realizada em conjunto com os curadores Hou Hanru e Udo Kittelmann, conselheiros do Deutsche Bank nessa premiação.

O trabalho de Maxwell Alexandre (nascido no Rio de Janeiro em 1990) é centrado em questões acerca do racismo e da violência policial, bem como na vida em comunidade e a relação com a espiritualidade. Suas obras têm inspiração no próprio lugar em que cresceu, a maior favela do Rio de Janeiro, a Rocinha.

Maxwell Alexande