A artista Myriam Glatt abre, no próximo 11 de março, quarta-feira, às 19h, a exposição “Arquiteturas Instáveis”, com texto de Paulo Sergio Duarte, na Galeria da Candido Mendes de Ipanema. São trabalhos em papelão ressignificados pela artista.
 
A obra dela confirma uma geometria que abre espaço para o espectador manipulá-la como nas ‘AbaMóveis’ ou entrar no trabalho como no caso da ‘Mandala’ cromática, instalada no piso da galeria. Myriam é uma artista conhecida e reconhecida no meio das artes visuais.
 
No dia da abertura, haverá a performance de “OS ÚNICOS”, dupla formada pelos grandes artistas Alexandre Dacosta e Lucília de Assis.

A exposição apresenta cerca de 10 obras em grandes dimensões, que ocupam o piso e as paredes da Galeria. São trabalhos em papelão, ressignificados pela artista.

Depois da exposição de Brasília e com prêmio recém-adquirido no salão dos “Artistas sem Galeria” de SP, a obra de Myriam vem confirmando uma geometria que abre espaço para o espectador manipulá-la como nas ‘AbaMóveis’ ou mesmo entrar no trabalho como no caso da ‘Mandala’ cromática, instalada no piso da galeria.

A preocupação com a ecologia está muito presente na produção atual de Myriam Glatt. De uma maneira sutil, um novo olhar pode nascer para os objetos que se formam e se transformam. De um papelão descartado, surge uma obra reformulada. Do descarte ao resgate. Nasce, nesse processo, a vontade de participação do espectador, já que alguns desses trabalhos permitem a alteração de suas formas, por meio da manipulação direta do público ou até pela presença integral de seu corpo, que se coloca em relação à proposição artística como um todo.

“Há um ano meu trabalho começou a geometrizar quando comecei a ver o papelão, a caixa de papelão propriamente dita como um fim, e não mais como um suporte para receber minhas pinturas. Começo a olhar sua matéria, suas texturas e sua cor, deixando em alguns momentos vir à mostra sua aparência e seus desgastes”, explica a artista.

Fotos Divulgação

ABAMOVEL 9 – Myriam Glatt
Myriam Glatt
Myriam Glatt