Na próxima terça–feira acontece o aniversário de 60 anos da nossa capital federal Brasília. A cidade planejada chega a total maturidade e em tempo de quarentena é melhor festejar em casa. Um almoço familiar poucas pessoas só os de casa mesmo e qual prato principal para esse almoço. Conversamos com o chef Marcelo Petrarca dos restaurantes mais estrelados da capital federal e ele sugeriu a Moqueca de Peixe que tanto serve para uma pessoa ou quantas mais for necessário.

Em 2015 o chef abriu o restaurante Bloco C, e um ano depois, o bufê Bloco C em casa, destinado a eventos. No mesmo ano, o chef Marcelo Petrarca inaugurou o Reverso, restaurante dentro do hotel Blue Tree Premium Jade, e em 2018, o restaurante Lago, todos em Brasília.

 Todos os seus 3 restaurantes são detentores de prêmios importantes da gastronomia, assim como o próprio Chef, várias vezes apontado como o Melhor do Ano.

O chef Marcelo Petrarca

Moqueca de Peixe (para 1 pessoa)


Arroz

100 ml Arroz agulhinha
20 ml de azeite
05 de sal
120 ml  de água
10 gm de alho

Modo de preparo
Leve uma panela pequena ao fogo médio coloque o azeite o alho deixe dourar, adicione a água e o sal, quando começar a ferver adicione o  arroz ,quando começar a  secar a água tampe a panela e baixe o fogo por 5 minutos, logo depois desligue e reserve.

Farofa crocante
30 gr farinha panko 
10 gm de Manteiga
15 gm de  cebola roxa

 Modo de preparo
Leve uma panela pequena ao fogo médio com a manteiga, quando esquentar adicione a  cebola e deixe dourar. Adicione a  farinha  e mexa até ficar dourada. Reserve .

Banana  caramelizada
02  bananas 
50 gm  de açúcar
30 ml  de água

Modo de preparo

Coloque o açúcar numa panela pequena leve ao fogo baixo e vá mexendo  até derreter o açúcar,  adicione a água e deixe ferver por mas 5 minutos,  corte a banana em rodelinhas coloque na panela e deixe ferver por mas 5 minutos. Reserve.

Molho de moqueca

01 tomate  médio
10 gm de alho
1/2 pimentão vermelho
1/2 cebola
40 ml de leite de Coco
10 gm de extrato de tomate
10 ml de creme de leite
10 ml de azeite
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Modo de preparo

Leve uma panela média ao fogo médio  com azeite, quando esquentar, adicione o alho,cebola, pimentão, tomate e refogue bem. Adicione o leite de coco, creme de leite e o extrato de tomate. Deixe  reduzir  por 3 minutos acrescente o sal e a pimenta  a gosto. Bata no liquidificador e reserve.
 

Peixe branco ( pescada amarela)

200gm de peixe em posta
15ml de azeite
Sal a gosto

 Modo de preparo

Corte o peixe em cubos de 4 centímetros, tempere e reserve.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio com azeite,  deixe esquentar. Coloque o peixe,  doure de todos os lados, adicione o molho da moqueca deixe ferver  por 3 minutos e está pronto.

Montagem

 Delicadamente coloque todos os preparos separados no prato, conforme a foto abaixo.

Moqueca de Peixe do chef Marcelo Petrarca