O artista e escultor Flávio Cerqueira é um cara robusto, mas com um olhar manso.  Sua robustez está presente em suas obras de bronze e seu olhar capta com sensibilidade as inúmeras aflições humanas.  Ele as coloca nas suas obras o que provoca uma inquietação ao espectador. Um inquietação que aproxima o dialogo entre a obra e seu público, cada vez maior.

Presente em várias coleções e museus Flavio Cerqueira é um dos tops nomes da escultura nacional.  Um lutador, talvez essa seja sua melhor definição. Talento não lhe falta. O que falta é uma grande obra em um espaço público para que todos possam observar e admirar seu talento. Tomara que esse parque seja aqui no Brasil.

 Flávio gentilmente atendeu nossa entrevista e nos atualizou sobre sua carreira e seu processo criativo.

1) Qual espaço publico você gostaria de ver uma obra sua?
Eu gostaria de fazer uma obra de grade formato para ficar em permanente instalado praça pública.

 2) Você mistura em suas obras a matéria física com uma matéria fluida tipo o balde com a tinta, a cabeça oca qual é o seu desafio?
   Eu tento com o meu trabalho trazer um novo olhar e contribuir para a produção da prática da  escultura em bronze no Brasil.

 3) Você lançou um livro esse ano com as suas obras o que você mais gostou de fazer nessa produção?
   Sim, Lancei o meu primeiro livro este ano via crowdfunding. O mais legal de todo o processo, foi ver a evolução da produção  todos os trabalhos dessa última década reunidos.

Em memória de Mim – Flavio Cerqueira – Foto Romulo Fialdini


4) Como é o seu processo criativo? Tem muito dialogo com.a obra ou você sabe exatamente oque vai ser?
    Cada trabalho tem um processo diferente, as vezes eu começo e logo termino, outras vezes o trabalho pede para ficar no studio e ir amadurecendo com o processo. Mas de maneira geral eu jeans tenho na cabeça um gatilho para o trabalho começar a ser feito, seja uma imagem , ou um título que vem antes do trabalho.

 5) Você esta pesquisando algo nesse tempo de pandemia. Um novo material ou uma escala?
   Durante a pandemia estou trabalhando em novos trabalhos que serão parte da minha exposição na galeria Leme em São Paulo no primeiro semestre de 2021.

Uma Palavra – Flávio Cerqueira

6) Como você absorve o planejamento da carreira artística é algo que você participa, sugere e interfere ou você apenas deixa seguir?
  Eu planejo, acompanho tudo de perto e tomo as principais decisões no que diz respeito a minha carreira artística. Acho importante ter este cuidado para manter os pés sempre no chão e construir algo sólido e consistente.

 7) Como é seu processo de moldagem( modelagem)?
   O processo de modelagem começa sempre da mesma maneira. Criar uma estrutura metálica para receber a plastifica ( massa de modelar) para dar formas as esculturas antes de fatura do molde para a fundição em bronze.

Flavio Cerqueira
O livro 2009-2019 Flávio Cerqueira
Com se o Silencio Dissesse tudo – Flavio Cerqueira
Flavio Cerqueira