Há 11 anos que o Festival de Veneza não tinha um filme italiano a fazer as honras de abertura. O filme Hours Concurs é o italiano “Lacci“, de Danielle Luchetti. Cineasta que, segundo o comunicado da direção do festival, se diz “honrado” por abrir o baile deste “primeiro grande festival em tempos incertos”.

O filme é estrelado por Alba Rohrwacher, Luigi Lo Cascio, Laura Morante, Silvio Orlando, Giovanna Mezzogiorno, Adriano Giannini e Linda Caridi, e transporta o espectador para Nápoles no início dos anos 80. Traição, dor, ressentimento e vergonha estão entrelaçados nesta história, baseada no romance italiano de mesmo nome de Domenico Startone, que se concentra em um casamento que enfrenta  a infidelidade e foi um dos 100 trabalhos destacados de 2017 pelo “New York Times “]

Lecci de Danielle Luchetti

“Lacci” será exibido no dia 2 de setembro na Sala Grande do Palazzo del Cinema, em Lido di Venezia, na noite de abertura da Mostra.“Onze anos se passaram desde que o Festival Internacional de Cinema de Veneza foi aberto por um filme italiano”, lembrou o diretor do Festival de Veneza, Alberto Barbera, em comunicado.

Luchetti, por sua vez, sublinhou que a crise do coronavírus demonstrou como filmes, séries de televisão e romances são essenciais na vida das pessoas; E ele destacou a importância dos festivais, porque eles permitem que profissionais do mundo da tela grande se reúnam “para celebrar o verdadeiro significado” de seu trabalho.