Iniciativa tem o objetivo de fomentar a produção artística e sua comercialização colaborativa em um período de intensas transformações no cenário socioeconômico mundial

ARTE+CARE é um programa desenvolvido pela PORTAS VILASECA GALERIA para apoiar seus artistas representados e, ao mesmo tempo, ajudar pessoas, organizações e iniciativas de cuidado e proteção àqueles mais atingidos durante esses tempos difíceis: artistas e outros trabalhadores da cultura que enfrentam dificuldades econômicas, crianças e comunidades vulneráveis.

O impacto nos fluxos produtivos dos sistemas das artes é enorme e captar as mudanças já em curso é uma missão complexa e desafiadora. É urgente que voltemos nossa atenção para esses setores, considerando seu impacto e importância na economia e na sociedade como um todo.

Neste contexto, a PORTAS VILASECA GALERIA tem refletido não só sobre as melhores estratégias para aperfeiçoar a dinâmica de sua atuação, seja a partir de novas ações de relacionamento com o público e de divulgação dos trabalhos de seus artistas representados, mas também através da ativação de um movimento colaborativo de estímulo e fortalecimento de outros agentes e organizações.

 COMO FUNCIONA

Todo sábado, a PORTAS VILASECA GALERIA, por meio de suas redes sociais e perfil no Artsy, irá publicar séries de trabalhos inéditos e com preços acessíveis (entre R$ 900,00 e R$ 2000,00 cada), desenvolvidas exclusivamente para o programa ARTE+CARE por um de seus artistas representados.

Uma parte do valor comercializado será destinada mensalmente a ações e projetos relevantes de interesse público nos campos da cultura, da saúde e da atenção básica. Os artistas representados irão desenvolver suas obras a partir de materiais disponíveis em seus ateliês durante esses tempos de quarentena. 

Para esta primeira etapa – ARTE + CARE #1 – o beneficiado é o Fundo Colaborativo Emergencial para Artistas e Criadorxs, concebido pelo Solar dos Abacaxis. Essa foi uma das primeiras iniciativas no Brasil a distribuir recursos para artistas à margem após o agravamento da crise econômica causada pela pandemia. Nesse momento, o fundo distribui recursos por meio da ação “Para Nossos Vizinhos de Sonhos“, que pode ser acessada nas redes sociais do Solar dos Abacaxis.

Ficam assim distribuídos os valores arrecadados com cada venda: 50% para o artista proponente, 35% para a galeria e 15% para a ação/iniciativa do mês.

 ARTE+CARE começou no último sábado com o artista MULAMBÖ  que apresentou  nas redes sociais da galeria e em uma exposição online no Artsy a série “DISFARÇA E CHORA”. Nesse conjunto inédito de pinturas sobre papelão, o artista transforma a sutileza de uma lágrima em um símbolo de força e resistência.

Completando o primeiro ciclo do programa, nas próximas semanas teremos a participação dos artistas MANO PENALVA, AYRSON HERÁCLITO e PEDRO VICTOR BRANDÃO. O segundo ciclo terá início em junho com um novo grupo de artistas e uma nova iniciativa beneficiada, e assim por diante.  

 

Fotos Divulgação

AYRSON HERACLITO
MANO PENALVA
MULAMBÖ