Quaresma – o período de 40 dias de preparação para a Páscoa que vai desde a Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Ramos.

Quarentena: é a reclusão de indivíduos ou animais sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador, ou da data em que esse indivíduo sadio abandonou o local em que se encontrava a fonte de infeção. Na prática, a quarentena é aplicada no caso das doenças quarentenárias, como cóleraebolatifo exantemático e a febre amarela para observação do paciente.

Difere do isolamento, por este segregar um doente do convívio das outras pessoas durante o período de transmissibilidade, a fim de evitar que outros indivíduos sejam infectados.

Para os cristãos, trata-se de um tempo de penitência, oração e conversão. E para aqueles que apreciam árvores e flores, quando se fala em Quaresma, o que vem à mente é a imagem da quaresmeira.

Trata-se de uma árvore ornamental exuberante, nativa da Mata Atlântica, que floresce duas vezes por ano. De janeiro a março, mês em que coincide com a Quaresma – e daí vem seu nome –, e de junho até agosto. Seus frutos, que não são comestíveis, amadurecem de abril até maio e de junho a agosto.

Pode ser cultivada em qualquer jardim e atingir de 8 m a 12 m de altura; seu tronco é múltiplo ou simples com diâmetro que varia de 30 cm a 40 cm. As raízes da quaresmeira não são agressivas e, se plantadas em calçadas, não as danificam.

 Existem Quaresmeiras no Leblon? No seu bairro, na sua cidade? Devemos fazer uma promessa para passar esse período e plantar uma Quaresmeira para celebrar a vida, A nossa vida, de nossa família e amigos. A ideia é essa então nos preparar para plantar um Quaresmeira no fim de tudo isso.

  As flores, de beleza notável, adornam e enobrecem qualquer local. São brancas, rosa e, as mais chamativas, roxas ­– e aqui há mais uma intersecção coma a Quaresma, cuja cor litúrgica é o roxo. E há flores com essa cor que também podem embelezar o ambiente neste período do ano. Apresentam os mais diferentes tons, indo desde o lilás até o vinho bem escuro.

Uma dessas é a violeta. Precisa de bastante luminosidade, mas sem sol direto, para florescer, o que ocorre do inverno até o final de março. Suas flores são pequenas e bem resistentes. Algumas orquídeas também apresentam tons arroxeados nos mais variados matizes. São consideradas as flores com maior variedade de tons de roxo.

 Vamos ficar em CASA e pensar que quando passar a quaresma, vamos plantar uma quaresmeira e brindar a ressurreição. Eu já sei onde vou plantar a minha. Será aqui no Leblon e vocês onde vocês vão plantar?

 Outra gentileza é mandar flores pelo correio para aqueles que você ama e Giuliana Flores encaminha para todos Brasil.

Quaresmeira-branca
Quaresmeira-rosa
Quaresmeira Roxa