O Rio de Janeiro precisa urgente de pessoas que executem o que o poder público deixou para trás. Na cultura também.  Com essa vontade nasceu o Revitaliza Rio, projeto que está revitalizando patrimônios culturais e artísticos do Rio de Janeiro. O objetivo é transformar lugares que sofreram degradação ao longo dos anos em ambientes de convivência, cultura e lazer. O que não falta são lugares abandonados na cidade maravilhosa precisando de revitalização. O importante é que existam pessoas com essa vontade e que possam angariar recursos financeiros.

O projeto, iniciativa da Carioca DNA e do Instituto Carioca Cidade Criativa, em parceria com a produtora Das Lima, é uma ação conjunta da sociedade civil com a iniciativa privada através das leis federais e municipais de incentivo à cultura. Os primeiros resultados poderão ser vivenciados a partir deste de dezembro de 2020.

 Portão Guinle

Portal monumental histórico em ferro fundido e bronze, e pedestal de granito, tombado pelo município em 2001. A restauração incluiu também os elementos que compõem o monumento: duas estátuas de leões alados, dois anjos em bronze e duas esfinges em mármore branco.

 Localizado em Laranjeiras, Zona Sul da cidade, é o cartão de visitas do Parque Guinle, que constituía os jardins do palacete de Eduardo Guinle, erguido na década de 1920. Atualmente, a mansão dos Guinle, conhecida como Palácio Laranjeiras, é a residência do Governador do Estado.

Parque da Catacumba

A recuperação paisagística envolveu o plantio e a reconstituição das áreas verdes, além da organização das árvores frutíferas e das espécies naturais lá existentes, criando um ambiente convidativo para a visitação e contribuindo para a proteção do ecossistema local.

Todas as 32 esculturas do parque também foram restauradas, assim como o Pavilhão Victor Brecheret, única edificação existente no local. 

Vanda Klabin, cientista social, historiadora e curadora de arte, foi convidada para desenvolver os conteúdos de arte, as biografias dos artistas, a seleção das informações históricas e culturais que os visitantes poderão acessar a partir dos QRCodes dispostos em cada uma das obras públicas do acervo do parque. Ela  destaca que a visita ao Parque da Catacumba é imperdível. “Permite,  além de contemplar as belezas naturais locais, um olhar muito específico sobre a arte contemporânea  a partir da apreciação das esculturas expostas a céu aberto” conta Vanda Klabin.

Franz Waisseman
Mario Cravo
Heloísa Dollabella
Sergio Camargo