Sylvia Bandeira é atriz. Além de linda, ela tem duas qualidades indispensáveis a uma atriz. Ela é curiosa e corajosa. Aquela coragem de quem tem talento.  Sofisticada, ela se joga com classe sempre amparada pelas mãos de grandes diretores que permitem esse salto no escuro. Assim, a vida da atriz.

 Prêmios em diferentes ferramentas. Teatro, cinema e televisão e também é autora de memórias que revelam encontros, lutas interiores e busca por lapidar seu eterno talento. Um gift.  O site pediu para que ela cantasse uma música do Chico Buarque para o projeto “Chico e minhas Amigas”.  Depois de interpretar  a diva alemã Marlene Dietrich e cantar em vários idiomas, a diva Sylvia Bandeira escolheu a música “Joana Francesa”, feita para o filme de Cacá Diegues e que a  atriz francesa Jeanne Moreau imortalizou na sua voz e na sua interpretação.

 Adoramos tudo e Sylvia Bandeira  arrasou. Agradecemos a participação especial de Mauricio Baduh.

 
1) Quando você começou a curtir as musicas do Chico?
Adolescente, morávamos na Austrália, e eu ouvia  o disco “A Banda” o dia inteiro.
 
2) Você conhece o Chico é fã dele?
 Minha estreia como atriz foi no filme “República dos Assassinos“, em 1978. A direção era do Miguel Faria e a trilha do Chico. Tive o privilégio de ir na casa dele algumas vezes com o Miguel, jantávamos no Antonio’s , e eu me deleitava ouvindo a conversa sobre música e quais seriam as do filme.
 
3) O Chico fala das mulheres com quais musicas você se identifica?
Joana Francesa que preparamos para você é uma música de alma feminina, Olhos nos Olhos, Meu amor tem um jeito, Ana de Amsterdã, são tantas…Não sei bem se me identifico, mas sinto o pulsar do feminino em muitas canções do Chico.
 
4) Você acha que as musicas do Chico ajudam os homens a compreender o universo feminino?
Deveria, mas existem homens e homens. Muitos talvez mudem e os tempos são outros. Essa mudança é irreversível .
5) Quando você começou a cantar?
Desde minha mais tenra lembrança sempre estive nas luzes da ribalta de alguma maneira. Aos 5 anos dançava balé para os convidados de meus pais.  Aos doze anos aprendi a tocar violão e passei a cantar quando recebiam em casa para festas e reuniões. Isso acontecia nos diversos países por onde morávamos. Natural ter seguido a profissão de atriz.

 
6) Como atriz você já usou alguma musica do Chico para ajudar na criação de uma personagem?
Não sei se exatamente para a construção de um determinado personagem, mas garanto q ouvir Chico sempre me inspirou nas diferentes emoções q ele sempre provocou em mim.
7) Você tem escutado algo diferente nessa pandemia?
Sou eclética no meu gosto musical e passeio por todos os estilos. No momento estou muito focada no Charles Aznavour em função de meu próximo projeto.
 
8) Me fala dos seus planos para um futuro próximo?
Estamos começando a ensaiar , Maurício Baduh e eu, “Um Romance Inventado” de Saulo Sisnando. Uma linda história de amor com músicas do Charles Aznavour q iremos cantar durante o decorrer da peça . Com acompanhamento ao piano de Liliane Secco! Estamos muito entusiasmados com o projeto e acreditamos que dias melhores virão em 2021.