A pandemia mundial do COVID-19 gerou uma nova onda de solidariedade. No caso do da ong Basquete Cruzada o trabalho intensificou. Além do cotidiano ensinamento e integração sócio -esportiva com crianças e adolescentes, todas as famílias da Cruzada São Sebastião, no Leblon precisam ser atendidas nesse momento tão difícil.

Conheço o trabalho do Basquete Cruzada desde o inicio. Ex- atletas que foram formados em atletas profissionais com todas as dificuldades, mas com muito talento e amor ao esporte se juntaram e formaram um pelotão para agregar as novas gerações nesse mundo maravilhoso que é o esporte em geral. Um trabalho árduo de muito valor.

Finalizamos nossa série de entrevistas “Quarenta Views” com o que acreditamos que nesse momento seja o mais importante.  Não deixar cair à bola.  Não deixarmos de ter fé na caminhada, na vida e no amor.  O Basquete Cruzada é isso tudo e muito mais.  Conversamos com eles no mesmo formato que foi com  os outros entrevistados e eles nos responderam com muita atenção e nós só temos que agradecer o trabalho que eles desenvolve com nossos jovens. Com você um pouco do BASQUETE CRUZADA.

 
Quais as principais ações do Basquete Cruzada?
O Basquete Cruzada se tornou um projeto amplo atuando em várias áreas. Esportiva, com Basquete, Judô, Jiu Jitsu, MuayThai, Kickboxing e Tênis; Cultural temos nosso CineKids e iniciamos aulas de Teatro; Educacional temos aulas de Inglês, Espanhol, Atividades Pedagógicas, Aulas de Redação, Palestras; e iniciaríamos agora neste semestre o Reforço Escolar; também temos uma Biblioteca Comunitária.
Basquete Cruzada
Basquete Cruzada
 
Com a pandemia o que afetou essas ações?
 Com a pandemia, tivemos que parar todas as atividades e passamos a dar suporte as famílias dos atletas. Por ser um projeto sério e de referência na comunidade, começamos a receber pedidos de ajuda de muitos moradores da Cruzada que encontravam-se em quarentena, sem poder trabalhar – muitos vivem na informalidade e sem reserva financeira -, iniciando assim o isolamento social no pior cenário que uma família brasileira poderia ter: sem comida!
Basquete Cruzada
Basquete Cruzada
 
 
Na pandemia o que o Basquete Cruzada está fazendo?
Neste momento estamos com algumas ações para tentar minimizar os problemas dos moradores da Cruzada São Sebastião, como a entrega de Cestas Básicas e Kits de Limpeza – que estão sendo essenciais neste momento. Recebemos doações esporádicas como: Ovos, Sabonetes, Álcool em gel, Máscaras e Fraldas.
Estamos com uma Equipe formada por advogados e uma Assistente Social disponível para orientar aqueles que não conseguiram o Auxílio Emergencial. Estamos iniciando um projeto, com uma equipe formada por 10 psicólogos para atender as famílias virtualmente neste período de pandemia. Há ainda um novo projeto que deve se iniciar no próximo mês, chamado Delivery Neggs, que tem a ideia de levar livros até os moradores (para que não saiam de casa) para estimular a leitura e passar o tempo, minimizando o tédio nesse período de isolamento.
Basquete Cruzada
 
As crianças e adolescentes em casa  o Basquete Cruzada está atento aos seus alunos?
Sempre estamos em contato com os pais buscando diminuir o problema das famílias. A quarentena tá sendo difícil para todos, mas para os alunos do BC já possuímos uma estrutura fixa de uma Equipe multidisciplinar formada por psicólogas, assistente social e pedagoga. 
Basquete Cruzada
 
Quais são as orientações para eles do Basquete Cruzada?
Desde o início fizemos um informativo explicando como evitar a proliferação do vírus e orientamos a ficarem em casa e fazerem as atividades escolares.
Basquete Cruzada
 
As meninas também participam do projeto?
Sim 40% dos nossos atletas são formado por meninas.
 
Basquete Cruzada
 
Quem são no momentos os principais investidores do projeto? 
Não temos investidores, seguimos há 22 anos sem patrocínio, na correria e ajuda dos próprios voluntários. Atualmente contamos com o apoio do Armínio Fraga que nos dará suporte nas contas fixas do Projeto no período de 1 ano. Seguimos atrás de um suporte financeiro para poder pagar os profissionais e toda a equipe que faz parte do projeto. Crescemos bastante e estamos montando uma estrutura ideal, usando o esporte e a cultura como ferramenta de inclusão social.
 
Quantos jovens vocês atendem?
Atualmente são 150 assistidos com idade a partir de 7 anos, e a ideia é esse número aumentar conforme a inclusão das novas atividades.
Como fazer para ajudar o projeto? BASQUETE CRUZADA
Neste momento, estamos atuando exclusivamente nas ações contra a Covid-19 para atender as famílias necessitadas. Aqueles que desejarem fortalecer essas ações, compartilhem o material que está em nossas redes sociais ou ajude com qualquer valor depositando em nossa conta. Os valores estão sendo 100% revertidos para estas ações emergenciais.

Banco Bradesco (237)
Ag: 1852
CC: 45073-1
Associação Basquete Cruzada
CNPJ: 34.989.240/0001-82

Basquete Cruzada
Basquete Cruzada
Basquete Cruzada
Basquete Cruzada
Basquete Cruzada