Imagine uma telenovela com a seguinte história: uma jovem policial chega a um povoado localizado no meio de uma floresta que é uma reserva ambiental. Sua missão é investigar o porquê do desaparecimento de vários turistas que visitam a região. Os moradores acreditam que todos foram vítimas de ataques de lobisomem. Em meio a cenas de ação e suspense a heroína acaba se apaixonando por um jovem bonito e misterioso que costuma desaparecer nas noites de lua cheia. 

Agora imagine essa história sendo produzida  com todos os personagens interpretados por #allblack #todospretos. Assim é a sinopse de O Vale da Lua, próxima novela de Tiago Santiago. Morando atualmente em Los Angeles, ele está vibrando com o sucesso das reprises das suas novelas Escrava Isaura e Os Mutantes,  pela Rede Record

 Por causa dessas reprises tenho recebido diariamente o carinho de muitos fãs. Acho que Os Mutantes e Escrava Isaura são sucessos atemporais. Acredito que vão dar bons índices de audiência sempre que forem reprisadas.

O realismo fantástico presente na trama de Os Mutantes impressiona e diverte o público. E o autor estuda e pesquisa sobre o assunto, pois pretende fazer vários trabalhos nessa linha, não só na TV como em outras mídias.

– Estou desenvolvendo um projeto em quadrinhos. Parceiros de publicação, mesmo em tiras jornalísticas, são bem-vindos.  E também tenho pronta a sinopse de uma novela ambientada no planeta Marte. Já pensou uma novela que se passa em outro planeta? Tenho vontade de produzir essa novela para ser lançada num serviço de streaming.

Telenovela e streaming são assuntos que parecem conflitantes num primeiro momento.  Mas não para o veterano Tiago Santiago, com mais de trinta anos de história na TV e que já escreveu folhetins para a Globo, a Record e o SBT.

A telenovela ainda tem muito fôlego e vai sobreviver mesmo com as novas mídias.  Nada substitui uma boa novela. Acho que vai ser uma revolução quando começarem a produzir telenovelas por streaming. Uma telenovela é como uma série de dez temporadas. Só vale a pena acompanhar se for muito boa. Não é produto em que se possa investir sem segurança.

“Os Mutantes” novela de Tiago Santiago

Tiago Santiago acompanhou de perto os eventos contra o racismo nos Estados Unidos e ficou impressionado com a reação da sociedade americana ao incidente envolvendo George Floyd.

– Aqui na América, como no Brasil, a violência policial é muito grande. Oficiais se sentem praticamente impunes. O problema é tão sério quanto antigo. Torço para que haja melhoras, mas houve linchamentos e outras mortes, mesmo depois do caso de George Floyd.

A garra do movimento negro americano o fez refletir ainda mais sobre as questões raciais no Brasil. Ficou emocionado com a passeata que a população negra da Califórnia promoveu em Santa Mônica. E tudo isso o fez ter certeza que este é o momento apropriado de produzir sua novela com todos os personagens negros.

– Essa novela é um sonho antigo que agora pretendo realizar. Uma promessa que fiz. Na próxima novela que escrever no Brasil, pretendo ter todos os personagens afrodescendentes. Acho que a TV deve isso ao Brasil.

Tiago Santiago em Los Angeles

Tiago Santiago mora com o filho numa casa que comprou em Marina Del Rey, bairro chique de Los Angeles, ao lado de Santa Mônica e Venice Beach. Ali se dedica a desenvolver seus roteiros e projetos.  Estudou cinema na Universidade da Califórnia. Nas horas de folga faz passeios de barco, frequenta os clubes de Venice Beach e vai à praia em Malibu.

Amo viver aqui, apesar de reconhecer que o país tem muitos problemas também. Meus cursos na UCLA e no Sundance me deixaram pronto para uma nova etapa de internacionalização de meus trabalhos. É apenas uma questão de tempo o lançamento de meu primeiro filme em Hollywood. Mas não esqueci o Brasil. Assim que uma emissora de TV entender que tenho experiência para gerar excelentes lucros, mesmo a partir de módicos orçamentos, eu estarei de volta às novelas. 

Com colaboração de Waldir Leite