Nada melhor que o verão carioca.  A praia, o sol, os quarenta graus que aquecem a alma de todos. Esse ano as temperaturas estão chegando a seu ápice, portanto é bom ter certos cuidados com a saúde. Esse ano atípico que mais parece um eterno Bal Masquê, não é diferente nos cuidados ao contrário, os cuidados são maiores.  Perguntamos a duas doutoras nutricionistas Adriana Bacelo @adriana_bacelo e Fabiane Toste @drafabianetoste quais cuidados e dicas para poder curtir esse verão e os que estão por vir numa boa.

Vamos as dicas.

  As frutas cítricas, como o abacaxi e a laranja, e os folhosos verde escuros, como a couve e o hortelã são, além de ricos em fibras, importantes para a modulação intestinal.  Sem  falar  nas vitaminas e minerais que têm, além de antioxidantes importantes para a imunidade e uma melhor função metabólica.

Mas a banana e o açaí, que são mais doces,  podem ser utilizados como substitutos do açúcar ou adoçante. Eles são, assim como o cacau, importantes aliados no controle da compulsão alimentar, pois, além das fibras, a banana e o cacau têm triptofano, precursor de serotonina. Já  o açaí e  o cacau têm ação antioxidante.

Falando em imunidade, não podemos esquecer do gengibre, da castanha do Brasil e do coco,  tão presentes na cultura brasileira. Eles dão um sabor diferenciado às preparações e, no caso do gengibre, têm ação anti-inflamatória e  termogênica e, justamente por isso, vem sendo usado na modulação intestinal e em dietas de controle de peso. O coco e a castanha induzirem a uma sensação de saciedade mais precoce, além de  serem ricos em gorduras que ajudam na função imunológica. A castanha do Brasil é rica em selênio, que ajuda na formação de uma das principais enzimas antioxidantes (glutationa peroxidase). O coco ainda nos presenteia com a água de coco, um repositor hidroeletrolítico natural que pode ser útil na atividade física,  sobretudo  nos dias mais quentes.

O carioca também tem por hábito o consumo de chás gelados. Por isso,  sugerimos os chás de hibisco, cavalinha, erva doce e até mesmo o de cidreiraO de hibisco e cavalinha são ótimos para quem está preocupado com a balança. Eles são chás saborosos para ingerir gelados, sem  falar na ação diurética que têm. E os   chás de camomila ou de cidreira podem ser consumidos gelados, batidos com frutas ou bebidos mornos por sua ação calmante nestes dias de confinamento.

Não podemos esquecer da importância de ingestão de proteína para uma função imunológica adequada. E neste caso, o peixe é  a  proteína  mais indicada  por ser também fonte de ômega 3 e por ser de melhor digestão.

Se esse será o verão  do  confinamento  ou o da vacina (que venha!), só o tempo dirá. O fato  é que o calorão  está aí.  Por ora, ainda se faz necessário que evitemos aglomerações e que tomemos os devidos cuidados.  Que  não  descuidemos  das máscaras, do álcool em gel e… da nossa alimentação.  Uma pitada de moderação vem (bem) a calhar.

Adriana Bacelo e Fabiane Toste

Adoramos as dicas e vamos aproveitar esse verão com muita responsabilidade e de máscara sempre que for necessário. Elas e o médico Clévio Fonseca são sócios na Le Chantier, recém-inaugurado no centro comercial Dimension Office Park, na Barra da Tijuca.

 

 

Equipe Le Chantier Foto Dani Badaró
Adriana Bacelo e Fabiana Toste